Resultado do festival pode ser anulado, se depender do Caprichoso
Presidente Rossy Amoedo publicou nota em que promete apresentar "provas concretas" de esquema que envolve jurados

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/06/2025 às 20:53 | Atualizado em: 30/06/2025 às 20:53
O resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins, que consagrou o boi Garantido como campeão com 1.259 pontos contra 1.257,7 do Caprichoso, pode ser anulado.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 30 de junho, pelo presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, que afirma haver irregularidades no julgamento e promete entrar com recurso formal nesta terça-feira (1º de julho).
Durante a apuração das notas, realizada na tarde de hoje, 30 de junho, Amoedo abandonou a sala de leitura em protesto contra o que chamou de “julgamento parcial” por parte de dois jurados específicos, cuja identidade ainda não foi divulgada.
Segundo ele, houve incoerências nas avaliações que teriam prejudicado deliberadamente o boi azul e branco.
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, o Caprichoso informou que solicitará a anulação do resultado do festival e que apresentará “provas concretas” para sustentar o pedido.
Leia mais
Campeão: Garantido retoma rumo da vitória com aposta na tradição popular
A agremiação afirma que houve decisões incoerentes na análise dos 21 itens avaliados e questiona a conduta de membros da comissão julgadora.
“Vamos apresentar documentos e registros que comprovam que houve um esquema que afetou diretamente o julgamento. Não vamos aceitar que a cultura popular seja desrespeitada dessa forma”, disse Amoedo à imprensa.
A organização do festival e a coordenação dos jurados ainda não se manifestaram oficialmente sobre o recurso.
Caso seja protocolizado, caberá à comissão julgadora e aos órgãos responsáveis pelo evento decidir se há mérito suficiente para reavaliar ou anular o resultado.
O festival de Parintins ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de junho, e a apuração no dia seguinte.
Foto: reprodução/vídeo