Galeras de Garantido e Caprichoso vão ajudar na coleta de resíduos no bumbódromo

Pontos de coleta vão funcionar ao redor do bumbódromo e em pontos estratégicos de Parintins

Recicla Galera projeto vai incentivar torcedores recolherem lixo no bumbódrom

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 17/06/2022 às 13:12 | Atualizado em: 17/06/2022 às 13:38

Quem assistiu aos jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e lembra da imagem de torcedores japoneses recolhendo o seu próprio lixo no estádios vai poder rever o gesto dentro do Bumbódromo de Parintins, durante o festival folclórico. Os torcedores de Garantido e Caprichoso vão ganhar sacolas de plástico biodegradável para recolherem todo resíduo que produzam durante as apresentações. As áreas destinadas a torcedores visitantes também vão receber as sacolas para que todos ajudem na campanha.

Torcedor japonês fotografado pela reportagem do site GE, na Copa de 2014. Foto de Chandy Teixeira.

A ação ambiental faz parte do projeto “Recicla Galera”, uma parceria do Governo do Estado com a Coca-Cola com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos produzida durante o festival folclórico, em Parintins. Para incentivar a participação da torcida, uma gincana vai eleger a torcida mais compromissada com o meio-ambiente.

Tudo o que as torcidas recolherem vai ser destinado para o ecoponto Nação Azul e Branca, do Caprichoso, ou ao Nação Perrexé, da torcida do Garantido. As sacolas recicláveis serão entregues aos torcedores que estiverem na fila aguardando para entrar no bumbódromo e também nas imediações da arena.

Ao deixar o bumbódromo, ao final das apresentações, o torcedor deve levar todo o material coletado na sacola para o ecoponto do seu bumbá, que estará posicionado na saída de cada torcida.

Os resíduos recicláveis passarão por uma triagem da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin). Cada ecoponto conta com uma balança digital própria que vai contabilizar a quantidade de resíduos.

Quem acompanhar a festa do lado de fora do bumbódromo também pode participar da ação. Basta levar seus resíduos recicláveis para o ecoponto do boi da sua escolha e ajudar a eleger o bumbá vencedor ambiental 2022.

“Essa competição vai mobilizar escolas e jovens em vários pontos e coletas da cidade e também uma novidade: dentro do bumbódromo vai ter equipes com sacolinhas vermelhas e azuis para que as galeras possam participar. Por determinação do governador Wilson Lima é importante que todas as ações sejam para melhorar a vida das pessoas e com o ‘Recicla Galera’ não é diferente, 20 catadores estão participando”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Além dos dois ecopontos com balanças no entorno do bumbódromo, a ação vai espalhar outros 30 ecopontos pela cidade, onde o público poderá destinar corretamente plástico, garrafas, copos e outros materiais recicláveis.

Leia Mais

Prefeitura e governo anunciam retorno do Festival Folclórico do Amazonas

Pontuação e premiação

Ao longo dos três dias, nos intervalos entre as apresentações das agremiações, o placar dos bumbás será exposto no telão do bumbódromo. O placar do ‘Recicla, Galera’ também poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Governo do Amazonas.

Ao final da festa, o boi da torcida que mais destinou seus resíduos de forma correta receberá uma premiação de R$20 mil. A ideia é que o montante seja aplicado em ações de sustentabilidade dentro da própria agremiação.

Gincana

As ações do ‘Recicla, Galera’ iniciam na segunda-feira (20/06), e seguem até o dia 26 de junho, última noite do festival. O start da campanha inicia com uma gincana que vai mobilizar os jovens da ilha a partir da segunda-feira. Os participantes vão formar times, que devem cumprir desafios diários para engajar a população acerca da reciclagem.

Realizadores e parceiros

A campanha ‘Recicla, Galera’ é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) junto à Coca-Cola Brasil. A execução operacional ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolverá a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Associação dos Catadores locais, a Ascalpin.

Veja a entrevista que o secretário Eduardo Taveira (SEMA) deu ao BNC Amazonas.

Informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da SEC

Foto: Arnoldo Santos