Vacina de Oxford é aprovada e começa produção de larga escala

Devem ser entregues 3,8 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde até o fim de março

AstraZeneca suspensa para aplicação em grávidas, recomenda Anvisa

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 08/03/2021 às 13:14 | Atualizado em: 08/03/2021 às 13:14

A vacina de Oxford/AstraZeneca começa produção em larga escala, após aprovação nos testes de estabilidade e consistência. Com isso, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anuncia o início para esta segunda-feira (8).

Como resultado, devem ser entregues 3,8 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde até o fim de março, como desta o “Notícias ao minuto”.

Por outro lado, a previsão inicial era de 15 milhões, mas um problema no equipamento que lacra os frascos diminuiu inicialmente o volume.

No entanto, pelo novo calendário, um total de 30 milhões de doses deve ser disponibilizado até abril, e 100 milhões de doses até meados do ano.

Leia mais

Portugal e outros europeus criam restrição à vacina Oxford/Astrazeneca

Depois de frustrar cinquentões de Manaus, Pazuello fura com os de 60

Dessa forma, elas serão usadas no PNI (Programa Nacional de Imunização), coordenado pelo governo federal.

“Vários parâmetros têm que ser minuciosamente observados. Mas deu tudo certo”, diz Marco Krieger, vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz.

Assim sendo, nesta segunda (8), o governador Wellington Dias, do Piauí, que preside o consórcio de governos do Nordeste, e o ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, devem visitar o laboratório de BioManguinhos, onde as vacinas estão sendo produzidas.

Leia mais no Notícias ao minuto.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil