TSE diz ao PL que PT não faz propaganda eleitoral antecipada
Partido argumenta na denúncia que o Psol formalizou a pré-candidatura de Lula à Presidência da República e que o ato é ilícito

Publicado em: 20/06/2022 às 23:30 | Atualizado em: 20/06/2022 às 23:30
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri rejeitou uma ação do Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro, que pedia a condenação do PT e do ex-presidente Lula por propaganda eleitoral antecipada, por conta do evento “Psol com Lula 2022”, ocorrido no dia 30 de abril.
A sigla de Bolsonaro pedia ao TSE a aplicação de multa de R$ 25 mil. Nos autos, o PL argumenta que o Psol formalizou a pré-candidatura do petista à Presidência da República e que o ato é ilícito.
Para Bucchianeri, o partido não apresentou provas concretas de que se trata de uma campanha antecipada.
“O Partido Liberal não indicou os eventuais responsáveis pelos atos que ele próprio questionou nem mesmo o pré-candidato supostamente beneficiário, limitando-se a apontar, como representado, apenas o PT, que não foi o organizador do evento alegadamente irregular e que não teve qualquer participação na narrativa fática construída na petição inicial, não se enquadrando, portanto, nem como responsável e nem mesmo como beneficiário das supostas irregularidades descritas pelo autor”, escreveu a magistrada.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: reprodução/PM-SP