Por maioria no TSE, candidatura de Garotinho é barrada no Rio

Rio GAROTINHO CONDENADO INELEGIVEL

Publicado em: 27/09/2018 às 10:42 | Atualizado em: 27/09/2018 às 10:42

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na manhã desta quinta, dia 27, decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de negar registro de candidatura ao governo do estado ao ex-governador Anthony Garotinho (PRP). A decisão é em última instância da Justiça Eleitoral.

Garotinho tem sua candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa, mas pode continuar em campanha até que o TSE julgue os recursos contra a decisão.

Em julho deste ano, Garotinho foi condenado no Tribunal de Justiça do Rio por improbidade administrativa, acusado de desviar R$ 234 milhões da Secretaria de Saúde do estado entre 2005 e 2006, quando era secretário de governo. A governadora nessa época era sua mulher, Rosinha Matheus.

Os ministros do TSE que votaram contra o registro de candidatura também entenderam que o ex-governador está inelegível, com os direitos políticos suspensos, após ser condenado em processo criminal com trânsito em julgado, que é quando não cabe mais recurso.

Ele foi acusado de caluniar o juiz federal Marcelo Tavares em seu blog, crime para o qual pegou 2 anos e 8 meses de prisão.

Garotinho vinha empatado em segundo lugar com o senador Romário (Podemos) nas últimas pesquisas ao governo carioca.

Leia mais no UOL Eleições 2018.

 

Leia mais

Garotinho perde todas as ações contra juiz que mandou prendê-lo

 

Foto: Agência Brasil (arquivo)