Trump ameaça taxar aço brasileiro por causa do dĂ³lar; Bolsonaro reage

Publicado em: 02/12/2019 Ă s 15:51 | Atualizado em: 02/12/2019 Ă s 15:51
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta segunda-feira (2), em uma rede social, Brasil e Argentina de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importaĂ§Ă£o sobre o aço e o alumĂnio dos dois paĂses. Para o presidente Jair Bolsonaro, a decisĂ£o de Trump nĂ£o significa retaliaĂ§Ă£o. As informações sĂ£o do G1.
“Brasil e Argentina tĂªm presidido uma desvalorizaĂ§Ă£o maciça de suas moedas. O que nĂ£o Ă© bom para nossos agricultores”, escreveu Trump em uma rede social e reproduzida por G1.
“Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e o alumĂnio enviados para os EUA a partir desses paĂses.”
Trump ainda usou a oportunidade para criticar o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.
Segundo o portal de notĂcias da Globo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhĂ£ desta segunda-feira (2), que, “se for o caso”, conversarĂ¡ com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da restauraĂ§Ă£o de tarifas sobre a importaĂ§Ă£o, pelos EUA, de aço e alumĂnio de Brasil e Argentina.
Para ele, a medida anunciada pelo presidente norte-americano nĂ£o Ă© “retaliaĂ§Ă£o”.
Ă€ tarde, apĂ³s a fala de Bolsonaro, conforme o portal, os ministĂ©rios de Relações Exteriores, Economia e Agricultura tambĂ©m se pronunciaram por meio de nota.
O comunicado diz que “o governo trabalharĂ¡ para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comĂ©rcio com os EUA”.
Informa ainda que “jĂ¡ estĂ¡ em contato com interlocutores em Washington sobre o tema.”
Foto: Alan Santos/PR/arquivo