Trump, alinhado a Bolsonaro, lança ataque midiático contra Moraes
Justiça da Flórida intimou o ministro do STF após ação da Trump Media e Rumble, que o acusam de censura.

Publicado em: 08/07/2025 às 16:44 | Atualizado em: 08/07/2025 às 16:46
Donald Trump se juntou a bolsonaristas em ofensiva internacional contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira (8), a Justiça da Flórida emitiu nova intimação contra Moraes. O ministro tem 21 dias para responder ou poderá ser condenado à revelia.
A Trump Media, empresa do presidente dos Estados Unidos (EUA), e a plataforma Rumble apresentaram a ação. Ambas acusam Moraes de promover censura.
O motivo é a decisão que determinou o encerramento da conta de Allan dos Santos e proibiu novos perfis na Rumble, que, por sua vez, não cumpriu a ordem.
Como resposta, Moraes mandou suspender a Rumble no Brasil e aplicou multa diária de R$ 50 mil. Posteriormente, a decisão foi confirmada pelo STF por unanimidade.
Além disso, Trump declarou apoio a Jair Bolsonaro e afirmou que há uma “caça às bruxas” no Brasil contra o ex-presidente e seus aliados.
Por outro lado, Eduardo Bolsonaro, que atua nos EUA para pressionar o governo contra Moraes, destacou: “Alguém tem que pará-lo, e acreditamos que Trump pode fazê-lo”.
Ele ainda pediu pressa para que o governo americano imponha sanções ao ministro. “As coisas no Brasil estão pegando fogo”, escreveu nas redes sociais.
Diante disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que acompanha o caso e já prepara minutas para uma eventual defesa do ministro na Justiça americana.
Saiba mais no Valor Econômico.
Leia mais
Trump prepara novo ataque de tarifas
Foto; reprodução/YouTube