Terroristas do DF: metade dos presos recebia auxílio de Bolsonaro

Grupo tático do MPF busca conferir maior agilidade e efetividade à coleta e à análise de informações.

8 de janeiro: PF faz nova operação para prender 32 golpistas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/02/2023 às 20:08 | Atualizado em: 16/02/2023 às 20:08

Pelo menos metade dos mil presos envolvidos nos atos terroristas do Distrito Federal (DF) recebia o auxílio emergencial do governo de Bolsonaro. Conforme informou o Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com os dados, cerca de 60% dos presos são homens, e a maioria tem entre 36 e 55 anos.

Segundo reportagem de Samara Schwingel, do Metrópoles, em contrapartida, menos de um quinto dos presos possuem filiação com algum partido político.

Desse modo, o grupo tático do MPF busca conferir maior agilidade e efetividade à coleta e à análise de informações em apoio às apurações conduzidas pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos.

Vinculado à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) — área responsável por prestar apoio técnico especializado às investigações de todo o MPF –, o grupo foi instalado em 16 de janeiro.

Assim, a equipe é composta por 15 profissionais, entre membros e servidores de diferentes localidades do país, incluindo peritos e especialistas em tecnologia da informação.

Ao buscar por determinado CPF, ou CNPJ, por exemplo, é possível saber o endereço da pessoa ou empresa, bens a ela vinculados, propriedades rurais, se está inscrita na dívida ativa ou possui registro de prisão, entre outras informações.

Leia mais no Metrópoles.

Leia mais

Golpistas: a rotina dos quase mil bolsonaristas presos pelo 8 de Janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil