STF dá ordem à PF para interrogar Jucá, Renan e Sarney

Publicado em: 23/03/2017 às 17:40 | Atualizado em: 23/03/2017 às 17:40

A Polícia Federal já recebeu ordem do ministro-relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para interrogar os senadores do PMDB Romero Jucá (Roraima) e Renan Calheiros (Alagoas), o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (Maranhão) e o ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobrás) Sérgio Machado.

O grupo é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Os interrogatórios já haviam sido autorizados por Fachin em fevereiro, mas, em despacho datado da última segunda-feira, dia 20, o ministro enviou os autos à PF para que dê prosseguimento à determinação.

Fachin ordenou ainda que seja colhido, nas companhias aéreas, o registro de todas as passagens aéreas emitidas e utilizadas por Sérgio Machado no período entre 1º de dezembro de 2015 e 20 de maio de 2016.

Sobre um quinto envolvido na denúncia da PGR, o advogado Eduardo Antônio Lucho Ferrão, Fachin ainda vai se manifestar.

Ele é acusado de ser o interlocutor do grupo do PMDB com o relator anterior da Lava Jato no Supremo, o falecido ministro Teori Zavascki.

A OAB pediu que Fachin reconsidere o pedido da PGR para levantar as informações de quantas vezes o advogado foi ao STF em determinado período.

“Se o fez, e quantas vezes o fez, estava no desempenho de seu exercício profissional”, diz trecho do pedido da OAB na defesa do seu membro.

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Reprodução/internet