Sintomas leves não garantem imunidade do coronavírus, alerta especialista

Estudo de pesquisadores da Fiocruz abordou pessoas que tiveram sintoma leve há meses e agora apareceram infectados com mais força

sintoma coronavírus - Foto Agência Brasil

Da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 25/12/2020 às 10:35 | Atualizado em: 25/12/2020 às 10:35

Quem já foi infectado pelo coronavírus (covid-19) com sintomas leves ou mesmo não teve sintoma pode não estar imune contra o vírus. O alerta de especialista da Fiocruz é diante do crescente número de casos no Brasil de pessoas que desconfiam de reinfecção.

Nesses relatos, pessoas afirmam que contraíram a doença há meses, com sintomas leves, e agora voltaram a se contaminar.

É diante dessa situação, portanto, que Thiago Moreno, infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveu estudo. E foi assim que confirmou casos desse tipo em pacientes brasileiros.

Por exemplo, ele e colegas investigaram uma família do Rio de Janeiro: um casal na faixa dos 50 anos e sua filha e genro, que estavam na faixa dos 30 anos.

Todos moravam na mesma casa, tiveram covid-19 pela primeira vez em março e voltaram a ficar doentes em maio. Os quatro apresentaram poucos ou nenhum sintoma da primeira vez e tiveram uma doença mais grave na segunda.

Em dois destes casos, contudo, os pesquisadores confirmaram por meio de exames genéticos que há duas variantes do sars-cov-2, o vírus.

Por isso, os pesquisadores não descartam nos demais casos da família que se trate de reinfecção. E, se assim for, a conclusão do estudo é que o organismo que sofreu sintomas leves não criou imunidade suficiente a partir da primeira infecção. 

Ou seja, pessoas nessa situação continuam vulneráveis ao coronavírus.

 

Leia mais

Estudo aponta que coronavírus pode envelhecer cérebro em dez anos

 

Nova variante do coronavírus já foi detectada em quatro países

 

Falsa segurança

“Isso é um sinal de alerta para as pessoas que podem ter uma falsa percepção de segurança após ter uma covid-19 branda na primeira onda ou no começo desta segunda onda que estamos vendo no Brasil e no mundo”, disse Moreno à BBC News Brasil.

A pesquisa foi publicada no periódico Social Science Research Network.

Conforme monitoramento de agência de notícias holandesa, até ontem (24) havia 30 casos confirmados de reinfecção no mundo. No Brasil, dois comprovados e 58 em análise.

Leia a importante matéria da BBC News Brasil*.

 

Foto: EBC/Agência Brasil