Senado mantĂ©m para esta terça votaĂ§Ă£o de regulamentos do Uber

Publicado em: 30/10/2017 Ă s 18:41 | Atualizado em: 30/10/2017 Ă s 18:42
EstĂ¡ na pauta de votaĂ§Ă£o, desta terça-feira (31), do Senado o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte individual pago, como Uber e Cabify.
Na Ăºltima terça (24), os senadores aprovaram a urgĂªncia para votaĂ§Ă£o do projeto.
A proposta, aprovada em abril pela CĂ¢mara dos Deputados, determina que o serviço de transporte por meio de aplicativos deverĂ¡ respeitar uma sĂ©rie de exigĂªncias.
O texto Ă© defendido por taxistas, que apontam concorrĂªncia desleal.
Eles tambĂ©m afirmam que a nĂ£o regulamentaĂ§Ă£o dos aplicativos “nĂ£o Ă© segura para usuĂ¡rios”.
As empresas responsĂ¡veis pelos aplicativos, porĂ©m, afirmam que a proposta “inviabiliza o trabalho”.
Para as empresas, o texto representa uma “proibiĂ§Ă£o velada” a serviços como Uber e Cabify.
Perguntas e respostas
Veja abaixo perguntas e respostas sobre o projeto:
Qual projeto serĂ¡ votado?
HĂ¡ duas possibilidades:
Os senadores aprovaram urgĂªncia para votar o Projeto de Lei da CĂ¢mara nº 28, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
A proposta propõe pontos polĂªmicos e deverĂ¡ sofrer alterações no plenĂ¡rio. Segundo senadores, o texto serĂ¡ modificado com emendas de redaĂ§Ă£o – que permitem alteraĂ§Ă£o sem que o texto tenha de voltar para a CĂ¢mara – e serĂ¡ tentado um acordo com a Casa Civil da PresidĂªncia da RepĂºblica para que itens polĂªmicos sejam vetados.
O objetivo dessa estratĂ©gia Ă© acelerar a tramitaĂ§Ă£o, para que o projeto vĂ¡ direto para sanĂ§Ă£o presidencial, em vez de voltar para a CĂ¢mara.
HĂ¡ no Senado tambĂ©m o parecer do senador Pedro Chaves (PSC-MS), que rejeita o projeto de Zarattini e redige novo texto considerado “moderado”.
Esse texto sĂ³ deverĂ¡ ser analisado se o da CĂ¢mara for rejeitado pelo plenĂ¡rio.
Quais sĂ£o os pontos mais polĂªmicos da proposta?
Um dos pontos mais polĂªmicos do texto da CĂ¢mara estabelece que os veĂculos de Uber e Cabify tenham placas vermelhas, iguais Ă s dos tĂ¡xis.
Outro ponto diz que os motoristas deverĂ£o portar autorizaĂ§Ă£o especĂfica emitida pela prefeitura do municĂpio para prestar o serviço.
AlĂ©m disso, o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂculo (CRLV) deverĂ¡ ser no nome do motorista.
Segundo os aplicativos que oferecem os serviços, esses pontos representam uma “taxizaĂ§Ă£o” do sistema e inviabilizam o serviço.
Os carros de aplicativos de transporte devem ficar iguais a tĂ¡xis?
Dois itens que transformariam os aplicativos em tĂ¡xi, segundo senadores, deverĂ£o ser vetados pela Casa Civil.
SĂ£o a obrigatoriedade de placas vermelhas e a exigĂªncia de que o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂculo (CRLV) esteja no nome do motorista.
Mas, para os aplicativos, o principal item que ameaça inviabilizar o serviço Ă© a necessidade de autorizaĂ§Ă£o das prefeituras dos municĂpios.
Esse ponto nĂ£o deve fazer parte do acordo com a Casa Civil para que seja vetado.
“A licença vai impossibilitar viagens intermunicipais. Isso quebra o sistema porque impede o funcionamento em cidades como SĂ£o Paulo”, afirma FĂ¡bio Sabba, diretor de comunicaĂ§Ă£o do Uber.
Uber e o Cabify podem ficar mais caros?
Segundo o senador e relator da proposta, Pedro Chaves (PSC-MS), com a obrigatoriedade de autorizaĂ§Ă£o da prefeitura do municĂpio, as empresas correm o risco de o prefeito limitar o nĂºmero de carros, o que poderĂ¡ encarecer o serviço.
“Os motoristas tambĂ©m deverĂ£o seguir uma sĂ©rie de exigĂªncias semelhantes Ă s dos taxistas, o que diminuirĂ¡ o nĂºmero de pessoas dispostas a enfrentar a burocracia. NĂ£o vamos ter aproveitamento da ociosidade de carros”, afirmou.
FicarĂ¡ mais difĂcil usar o serviço?
A burocracia exigida pelo projeto de lei poderĂ¡ limitar o nĂºmero de carros e tambĂ©m desestimular a entrada de novos motoristas no serviço.
Por isso, ao pedir o veĂculo nos aplicativos, os usuĂ¡rios deverĂ£o esperar mais, segundo a diretora jurĂdica do Cabify, Juliana Minorello.
“Hoje vocĂª pede por um aplicativo e demora dois minutos para um carro chegar. Se tiver uma restriĂ§Ă£o de uma autorizaĂ§Ă£o, vocĂª tem menos carros rodando e perde a celeridade do serviço”, declarou.
O que muda para quem quer se tornar um motorista de Uber e Cabify?
Atualmente, aqueles que desejam dirigir com Uber ou Cabify precisam apenas se registrar no site do aplicativo e obedecer Ă s condições e polĂticas estabelecidas pelas empresas.
De acordo com o projeto de lei da CĂ¢mara, os motoristas precisarĂ£o de uma autorizaĂ§Ă£o da prefeitura do municĂpio e terĂ£o de cumprir uma sĂ©rie de requisitos estabelecidos em lei, entre os quais:
– Contratar o seguro de Acidentes Pessoais e Passageiros (APP);
– Ter o Seguro ObrigatĂ³rio de Danos Pessoais causados por VeĂculos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT);
– Estar inscrito como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
– Possuir autorizaĂ§Ă£o especĂfica emitida pela prefeitura para prestaĂ§Ă£o do serviço;
– Possuir o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂculo (CRLV) obrigatoriamente em seu nome;
– Possuir emplacamento do veĂculo na categoria aluguel, ou seja, deverĂ¡ ter a placa vermelha;
– Realizar vistorias periĂ³dicas e ter ficha limpa.
Fonte: G1
Foto: ReproduĂ§Ă£o/OAB-SE