Senado mantĂ©m para esta terça votaĂ§Ă£o de regulamentos do Uber

Publicado em: 30/10/2017 Ă s 18:41 | Atualizado em: 30/10/2017 Ă s 18:42

EstĂ¡ na pauta de votaĂ§Ă£o, desta terça-feira (31), do Senado o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte individual pago, como Uber e Cabify.

Na Ăºltima terça (24), os senadores aprovaram a urgĂªncia para votaĂ§Ă£o do projeto.

A proposta, aprovada em abril pela CĂ¢mara dos Deputados, determina que o serviço de transporte por meio de aplicativos deverĂ¡ respeitar uma sĂ©rie de exigĂªncias.

O texto Ă© defendido por taxistas, que apontam concorrĂªncia desleal.

Eles tambĂ©m afirmam que a nĂ£o regulamentaĂ§Ă£o dos aplicativos “nĂ£o Ă© segura para usuĂ¡rios”.

As empresas responsĂ¡veis pelos aplicativos, porĂ©m, afirmam que a proposta “inviabiliza o trabalho”.

Para as empresas, o texto representa uma “proibiĂ§Ă£o velada” a serviços como Uber e Cabify.

 

Perguntas e respostas

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o projeto:

 

Qual projeto serĂ¡ votado?

HĂ¡ duas possibilidades:

Os senadores aprovaram urgĂªncia para votar o Projeto de Lei da CĂ¢mara nº 28, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

A proposta propõe pontos polĂªmicos e deverĂ¡ sofrer alterações no plenĂ¡rio. Segundo senadores, o texto serĂ¡ modificado com emendas de redaĂ§Ă£o – que permitem alteraĂ§Ă£o sem que o texto tenha de voltar para a CĂ¢mara – e serĂ¡ tentado um acordo com a Casa Civil da PresidĂªncia da RepĂºblica para que itens polĂªmicos sejam vetados.

O objetivo dessa estratĂ©gia Ă© acelerar a tramitaĂ§Ă£o, para que o projeto vĂ¡ direto para sanĂ§Ă£o presidencial, em vez de voltar para a CĂ¢mara.

HĂ¡ no Senado tambĂ©m o parecer do senador Pedro Chaves (PSC-MS), que rejeita o projeto de Zarattini e redige novo texto considerado “moderado”.

Esse texto sĂ³ deverĂ¡ ser analisado se o da CĂ¢mara for rejeitado pelo plenĂ¡rio.

 

Quais sĂ£o os pontos mais polĂªmicos da proposta?

Um dos pontos mais polĂªmicos do texto da CĂ¢mara estabelece que os veĂ­culos de Uber e Cabify tenham placas vermelhas, iguais Ă s dos tĂ¡xis.

Outro ponto diz que os motoristas deverĂ£o portar autorizaĂ§Ă£o especĂ­fica emitida pela prefeitura do municĂ­pio para prestar o serviço.

AlĂ©m disso, o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂ­culo (CRLV) deverĂ¡ ser no nome do motorista.

Segundo os aplicativos que oferecem os serviços, esses pontos representam uma “taxizaĂ§Ă£o” do sistema e inviabilizam o serviço.

 

Os carros de aplicativos de transporte devem ficar iguais a tĂ¡xis?

Dois itens que transformariam os aplicativos em tĂ¡xi, segundo senadores, deverĂ£o ser vetados pela Casa Civil.

SĂ£o a obrigatoriedade de placas vermelhas e a exigĂªncia de que o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂ­culo (CRLV) esteja no nome do motorista.

Mas, para os aplicativos, o principal item que ameaça inviabilizar o serviço Ă© a necessidade de autorizaĂ§Ă£o das prefeituras dos municĂ­pios.

Esse ponto nĂ£o deve fazer parte do acordo com a Casa Civil para que seja vetado.

“A licença vai impossibilitar viagens intermunicipais. Isso quebra o sistema porque impede o funcionamento em cidades como SĂ£o Paulo”, afirma FĂ¡bio Sabba, diretor de comunicaĂ§Ă£o do Uber.

 

Uber e o Cabify podem ficar mais caros?

Segundo o senador e relator da proposta, Pedro Chaves (PSC-MS), com a obrigatoriedade de autorizaĂ§Ă£o da prefeitura do municĂ­pio, as empresas correm o risco de o prefeito limitar o nĂºmero de carros, o que poderĂ¡ encarecer o serviço.

“Os motoristas tambĂ©m deverĂ£o seguir uma sĂ©rie de exigĂªncias semelhantes Ă s dos taxistas, o que diminuirĂ¡ o nĂºmero de pessoas dispostas a enfrentar a burocracia. NĂ£o vamos ter aproveitamento da ociosidade de carros”, afirmou.

 

FicarĂ¡ mais difĂ­cil usar o serviço?

A burocracia exigida pelo projeto de lei poderĂ¡ limitar o nĂºmero de carros e tambĂ©m desestimular a entrada de novos motoristas no serviço.

Por isso, ao pedir o veĂ­culo nos aplicativos, os usuĂ¡rios deverĂ£o esperar mais, segundo a diretora jurĂ­dica do Cabify, Juliana Minorello.

“Hoje vocĂª pede por um aplicativo e demora dois minutos para um carro chegar. Se tiver uma restriĂ§Ă£o de uma autorizaĂ§Ă£o, vocĂª tem menos carros rodando e perde a celeridade do serviço”, declarou.

 

O que muda para quem quer se tornar um motorista de Uber e Cabify?

Atualmente, aqueles que desejam dirigir com Uber ou Cabify precisam apenas se registrar no site do aplicativo e obedecer às condições e políticas estabelecidas pelas empresas.

De acordo com o projeto de lei da CĂ¢mara, os motoristas precisarĂ£o de uma autorizaĂ§Ă£o da prefeitura do municĂ­pio e terĂ£o de cumprir uma sĂ©rie de requisitos estabelecidos em lei, entre os quais:

– Contratar o seguro de Acidentes Pessoais e Passageiros (APP);

– Ter o Seguro ObrigatĂ³rio de Danos Pessoais causados por VeĂ­culos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT);

– Estar inscrito como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

– Possuir autorizaĂ§Ă£o especĂ­fica emitida pela prefeitura para prestaĂ§Ă£o do serviço;

– Possuir o Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂ­culo (CRLV) obrigatoriamente em seu nome;

– Possuir emplacamento do veĂ­culo na categoria aluguel, ou seja, deverĂ¡ ter a placa vermelha;

– Realizar vistorias periĂ³dicas e ter ficha limpa.

Fonte: G1

 

Foto: ReproduĂ§Ă£o/OAB-SE