Senado limita juros do cheque especial e do cartĂ£o a 30% ao anoÂ
Senado aprovou Projeto de Lei 1.166/2020, que precisa ser aprovado tambĂ©m na CĂ¢mara para ir Ă sanĂ§Ă£o do presidente da RepĂºblica.

Publicado em: 06/08/2020 Ă s 20:54 | Atualizado em: 06/08/2020 Ă s 20:54
O Senado aprovou, hoje 6), o projeto de lei que limita os juros anuais de cartĂ£o de crĂ©dito e do cheque especial a 30%.
Para vigorar durante o estado de calamidade pĂºblica faltam a aprovaĂ§Ă£o na CĂ¢mara e a sanĂ§Ă£o presidencial.Â
ApĂ³s esse perĂodo, as taxas cobradas voltarĂ£o aos patamares anteriores, de acordo com a publicaĂ§Ă£o do UOL.
No caso das fintechs, a taxa mĂ¡xima nas duas linhas de crĂ©dito pode chegar a 35% ao ano.
Em junho, entretanto, os juros anuais do rotativo do cartĂ£o chegaram a 300,3%. Ao mesmo tempo, o do cheque especial a 110,2%, segundo dados do BC (Banco Central).
A proposta aprovada determina tambĂ©m que o BC e o MinistĂ©rio da Economia regulamentem o limite dos juros do cartĂ£o de crĂ©dito. Isso, claro, apĂ³s o fim do estado de calamidade (na foto, o senador Lasier Martins).Â
Caso seja aprovada pelos deputados sem alteraĂ§Ă£o, a proposta segue para sanĂ§Ă£o do presidente Jair Bolsonaro.
Tanto o MinistĂ©rio da Economia quanto o BC sĂ£o contra a limitaĂ§Ă£o dos juros e tentarĂ£o barrar o texto na CĂ¢mara.Â
Leia mais na AgĂªncia Senado e no UOLÂ
Â
Foto: Jefferson Rudy/AgĂªncia Senado