Seis capitais devem vacinar todos os idosos ainda neste semestre

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse dia 22 de abril que setembro é o novo prazo para vacinar todos os grupos prioritários

Covid mata seis de cada dez sem terceira dose da vacina

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/04/2021 às 08:15 | Atualizado em: 24/04/2021 às 08:15

Seis capitais devem vacinar todos os idosos ainda neste semestre. Com isso, Boa Vista (RR) é a que mais próxima de imunizar totalmente, com as duas doses da vacina contra a covid-19, em todas as pessoas com 60 anos ou mais.

Então, mantido o ritmo atual, deve terminar de vacinar o grupo até 25 de maio.

Além disso, outras 5 capitais devem conseguir vacinar seus idosos ainda no 1º semestre: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Vitória (ES).

No entanto, São Paulo só deve terminar de vacinar esse grupo em 11 de agosto. É a cidade com mais casos de covid-19 no Brasil. Como informa o Poder 360.

Dessa forma, o número de vacinas aplicadas consta no Localiza SUS ontem (23). A plataforma atualiza diariamente, mas as autoridades têm 48 horas para inserir os dados no sistema.

Por isso, o Poder360 calculou o ritmo de vacinação em cada cidade contando 21 de abril como a data limite.

Já a quantidade de doses necessárias considera duas aplicações em cada pessoa. O IBGE estimou a quantidade de idosos das capitais.

Leia mais

Prefeitura chama pessoal da saúde e idosos para fechar primeira dose

Grupos prioritários

As capitais vacinam os grupos prioritários como, por exemplo, os idosos. À medida em que se imuniza outros grupos, é possível destinar mais doses às pessoas com 60 anos ou mais

O governo federal estima em 77,2 milhões o total de pessoas em grupos prioritários para a vacinação.

duas aplicações, seriam necessárias cerca de 154,6 milhões de doses para concluir essa etapa. Até o fechamento dessa reportagem, o governo tinha aplicado 36,8 milhões doses em pessoas dos grupos prioritários.

Esperava-se ter esse estoque de vacinas até o fim de maio. Mas o cronograma de entrega de doses sofreu sucessivas revisões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse dia 22 de abril que setembro é o novo prazo para vacinar todos os grupos prioritários.

Leia mais no Poder 360.

Foto: Divulgação