Todos da Segunda Turma do STF devem negar soltura de Lula

turma

Publicado em: 10/05/2018 às 08:53 | Atualizado em: 10/05/2018 às 08:53

Até o começo da noite desta quarta, dia 9, a sorte do pedido da defesa do ex-presidente da República Lula da Silva (PT) para que ele deixasse a cadeia já estava selada na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quatro dos cinco votos dos ministros no plenário virtual da Segunda Turma do Supremo foram desfavoráveis a Lula. Até o posicionamento favorável de ministros que a defesa dava como certo a favor do ex-presidente foi frustrado.

Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski acompanharam o voto do relator Edson Fachin. Até o início da manhã desta quinta, dia 10, resta apenas o voto de Celso de Mello.

O julgamento do pedido de Lula, em plenário virtual, começou no último dia 4, e os ministros da turma têm até as 23h59 (de Brasília) de hoje para emitir o voto.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância da Justiça responsável pela operação Lava Jato, a 12 anos e 1 mês de prisão, em regime inicialmente fechado.

A condenação se deu no processo relacionado ao triplex em Guarujá (SP).

A defesa do ex-presidente recorreu argumentando que a prisão não poderia ter sido decretada pelo juiz Sérgio Moro em 5 de abril uma vez que ainda havia embargos de declaração pendentes de análise no TRF-4. Os recursos só foram julgados em 18 de abril.

Leia mais no G1.

 

Foto: Orlando Brito/Reprodução do site osdivergentes.com.br