Secretários de saúde pedem que Queiroga anule nota anticiência
O ministério republicou a nota nesta quarta-feira apenas retirando a tabela, mas mantendo o texto pró cloroquina.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/01/2022 às 17:42 | Atualizado em: 27/01/2022 às 17:42
Secretários de saúde enviaram ofício diretamente ao ministro Marcelo Queiroga, cujo documento pede a revogação da nota técnica anticiência em que as vacinas contra a covid são tratadas pelo ministério como sem segurança. Ao mesmo tempo, louva a cloroquina como eficiente contra a doença.
Diante da insistência do governo federal em se posicionar contra as vacinas e a ciência, os conselhos nacionais de secretários de saúde de estados e municípios (Conass e Conasems) apresentaram hoje (27) discordâncias sobre a famigerada nota do dia 21.
“Manifestamos total discordância com a nota técnica publicada, que fundamenta a decisão de não aprovar as diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da covid-19 (hospitalar e ambulatorial) no âmbito do SUS”, diz trecho do ofício.
Após prometer que ia rever a questão, o ministério de Queiroga republicou a nota nesta quarta-feira apenas retirando a tabela, mas mantendo o texto pró cloroquina.
Em suma, os conselhos de saúde do país querem a revogação da nota e também a publicação das diretrizes de tratamento hospitalar e ambulatorial do paciente de covid. Essas, sim, elaboradas por especialistas e aprovadas pela Conitec.
Leia mais no g1.
Leia mais
STF dá prazo a Queiroga para explicar nota contra vacinas
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado