Roberto Jefferson jĂ¡ tem 2 votos no STF para mais 9 anos de cadeia

Jefferson estĂ¡ preso no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio.

Roberto Jefferson jĂ¡ tem 2 votos no STF para mais 9 anos de cadeia

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 10/12/2024 Ă s 07:24 | Atualizado em: 10/12/2024 Ă s 11:04

O ex-deputado federal Roberto Jefferson jĂ¡ tem os votos dos ministros FlĂ¡vio Dino e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele permaneça preso.

É que ele Ă© acusado de atentado ao exercĂ­cio pleno dos Poderes, calĂºnia, homofobia e incitaĂ§Ă£o ao crime.

Segundo informaĂ§Ă£o do MetrĂ³poles, a votaĂ§Ă£o ocorreu em plenĂ¡rio virtual na noite dessa segunda-feira (9).

Nesse sentido, Dino e Moraes votaram pela condenaĂ§Ă£o do ex-deputado a nove anos e cinco dias para que ele fique na cadeia.

Assim, a pena, conforme a decisĂ£o, deve ser cumprida, inicialmente, em regime fechado, sendo um ano, cinco meses e 15 dias de detenĂ§Ă£o, e o restante, sete anos, sete meses e 20 dias de reclusĂ£o.

Desse modo, os votos dos ministros devem ser enviados ao sistema da Corte atĂ© a prĂ³xima sexta-feira (13).

Sobretudo, Jefferson estĂ¡ preso no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio, onde foi internado pela primeira vez em junho de 2023, apĂ³s bater a cabeça, em sua cela. Com isso, desde entĂ£o passa por acompanhamento mĂ©dico.

Além disso, Alexandre de Moraes, que é o relator do processo, propôs, ainda, o pagamento de 120 dias-multa por danos morais coletivos.

Ou seja, com valor diĂ¡rio equivalente a cinco salĂ¡rios mĂ­nimos, conforme o patamar vigente Ă  Ă©poca dos fatos. Com isso, o total ficaria em torno de R$ 200 mil.

Assim sendo, a aĂ§Ă£o penal contra Jefferson Ă© resultado de denĂºncia oferecida pela Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) em junho de 2022.

Por exemplo, no relatĂ³rio, foram demonstradas entrevistas em que o ex-parlamentar teria incentivado a invasĂ£o do Senado Federal e a agressĂ£o contra senadores.

Da mesma forma, ele teria incitado, ainda, a explosĂ£o do prĂ©dio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais no MetrĂ³poles.

Leia mais

Roberto Jefferson cai na cela e suspeita Ă© de traumatismo craniano

Moraes nĂ£o afrouxa e mantĂ©m bolsonarista Roberto Jefferson na cadeia

Foto: divulgaĂ§Ă£o/Seap