Rejeição a Bolsonaro cresce, mas ele segue vencendo de 37% a 24%

Publicado em: 19/03/2019 às 17:16 | Atualizado em: 19/03/2019 às 17:16

Os apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (PSL) continuam sustentando o otimismo à gestão dele de 40% diante dos que torcem contra ou o veem com pessimismo – 24%. Em relação ao mandato, 54% esperam que ele o termine com êxito contra 20% de expectativa ruim e péssima.

A pesquisa telefônica do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) foi realizada por encomenda da corretora XP Investimentos e detectou aumento da desaprovação ao governo de Bolsonaro entre fevereiro e março, além de oscilação negativa na taxa de aprovação. As informações estão no Correio Braziliense, citando o Estadão.

A parcela da população que considera o governo ruim ou péssimo subiu de 17% para 24%, enquanto a que avalia a gestão como boa ou ótima passou de 40% para 37% – nesse caso, variação dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais.

A parcela que considera o governo Bolsonaro regular é de 32% – mesmo resultado do levantamento anterior. O saldo – diferença entre a avaliação positiva e a negativa – caiu de 23 para 13 pontos porcentuais.

O Ipespe fez mil entrevistas por telefone, em todo o País, entre os dias 11 e 13 de março.

 

Mandato

A pesquisa também mostra deterioração nas expectativas em relação ao restante do mandato do presidente.

Desde janeiro, quando ele assumiu o Palácio do Planalto, a taxa dos que esperam que o governo chegue ao final como ótimo ou bom passou de 63% (em janeiro) para 60% (em fevereiro), e agora chegou a 54%.

Já a expectativa de ruim e péssimo, que era de 15% em janeiro, se manteve neste patamar no mês passado e subiu para 20% em março.

A de regular era de 19% em janeiro, 20% em fevereiro e 19 neste mês.
Houve ainda aumento na percepção de que o noticiário é desfavorável a Bolsonaro – de 24% para 43% entre fevereiro e março.

Leia mais no Correio Braziliense

 

Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República (PR)