Redação do Enem ganha elogios ao abordar povos tradicionais

"Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo, nos últimos quatro anos onde declaradamente a atual gestão", disse líder indígena.

Ministra quer invasores expulsos de terras indígenas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/11/2022 às 15:51 | Atualizado em: 13/11/2022 às 15:51

Ao abordar o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ganhou elogios.

Dessa forma, professores, alunos e personalidades se manifestaram sobre escolha de um tema que permite tratar da questão dos indígenas no Brasil. Como informa o g1.

Segundo a publicação, em tempo de COP 27 e transição de governo, nas redes sociais pessoas de diferentes perfis apontaram que o momento atual é oportuno para debater o legado negativo do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Por exemplo, a líder indígena Sônia Guajajara, uma das cotadas para ser ministra dos Povos Originários na futura gestão Lula, resumiu em um tuíte a forma como o tema foi recebido entre os indígenas.

“Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo, nos últimos quatro anos onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executava sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais”, publicou a deputada federal eleita.

Leia mais e veja as repercussões no g1.

Leia mais

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil