PSOL pede explicações de ministro do GSI sobre ataques a movimento indígena

Segundo o requerimento, a bancada do Psol afirma que Heleno proferiu "alegação de natureza intimidatória e falsa envolvendo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas lideranças"

Publicado em: 20/09/2020 às 09:18 | Atualizado em: 20/09/2020 às 09:18

A deputada Sâmia Bomfim (SP), líder do Psol na Câmara, apresentou um requerimento de convocação do ministro General Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

Conforme documento, ela pede que Heleno explique acusações feitas à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e ao Psol. A princípio o requerimento foi subscrito por toda a bancada do partido.

Em seu Twitter, o ministro acusou a Apib de publicar fakenews sobre o Brasil.

Segundo o requerimento, a bancada do Psol afirma que Heleno proferiu “alegação de natureza intimidatória e falsa envolvendo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas lideranças”. Portanto, são questões “às quais merecem ser imediatamente esclarecidas perante esta Casa”.

“As declarações intimidatórias e falaciosas, diga-se novamente, mencionam nominalmente a Sra. Sônia Guajajara, uma das principais lideranças indígena e social no Brasil e no mundo, reconhecida  ela luta em defesa dos direitos dos povos indígenas, expressamente negligenciados pelo Governo Bolsonaro”, diz o texto.

Leia mais em Congresso em Foco

 

 

 

Foto: Carolina Antunes/ PR

 

 

 

Leia mais

“Somos o país que menos desmatou na história da humanidade”, diz Mourão