Projeto aproveita matérias de cursos técnicos no ensino superior 

A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnolĂ³gico terĂ¡ inĂ­cio em julho. No total, seis turmas serĂ£o capacitadas ao longo de dois anos

projetos, cursos, tecnicos, ensino,, superior

Publicado em: 06/04/2022 Ă s 17:10 | Atualizado em: 06/04/2022 Ă s 17:10

O MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC) lança hoje (6) a primeira etapa do Projeto Verticaliza, que proporcionarĂ¡ aos estudantes de cursos tĂ©cnicos de nĂ­vel mĂ©dio o aproveitamento de seus estudos em cursos superiores.

A aĂ§Ă£o, da Secretaria de EducaĂ§Ă£o Profissional e TecnolĂ³gica (Setec), conta com a parceria do Instituto Federal de SĂ£o Paulo (IFSP).  

Nessa primeira etapa, foi lançado o edital e foram abertas as inscrições para as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos tĂ©cnicos e superiores de tecnologia, alĂ©m dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitĂ¡rias e confessionais.  

A ideia do projeto Ă© capacitar profissionais da educaĂ§Ă£o para que desenvolvam planos pedagĂ³gicos que possibilitem o aproveitamento de estudos de nĂ­vel mĂ©dio em cursos de nĂ­vel superior de tecnologia.   

O perĂ­odo de adesĂ£o das instituições Ă© até 31 de maio. A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnolĂ³gico terĂ¡ inĂ­cio em julho.

O pĂºblico-alvo sĂ£o os profissionais indicados pelas instituições de ensino que aderirem ao projeto. No total, seis turmas serĂ£o capacitadas ao longo de dois anos.  

O curso Ă© organizado em seis mĂ³dulos consecutivos, totalizando 180 horas de atividades, com duraĂ§Ă£o de 3 meses, e capacitarĂ¡ 260 profissionais da educaĂ§Ă£o, de 65 instituições. O participante que for aprovado nos seis mĂ³dulos receberĂ¡ o certificado de Aperfeiçoamento TecnolĂ³gico, emitido pelo IFSP. 

Leia texto completo na AgĂªncia Brasil 

Foto: ABr