ProduĂ§Ă£o industrial cai 0,2% em novembro, mas tem alta anual de 4,7%

"Apesar de acumular, nos 11 meses de 2021, um avanço de 4,7% frente ao mesmo perĂ­odo do ano anterior, a indĂºstria continua a se afastar cada vez mais do patamar prĂ©-pandemia", destacou o IBGE

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Publicado em: 06/01/2022 Ă s 22:26 | Atualizado em: 06/01/2022 Ă s 22:27

A produĂ§Ă£o industrial brasileira caiu 0,2% em novembro, na comparaĂ§Ă£o com outubro, na sexta retraĂ§Ă£o mensal consecutiva, evidenciando as dificuldades de recuperaĂ§Ă£o enfrentadas pelo setor, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE). 

Em relaĂ§Ă£o a novembro de 2020, houve queda de 4,4%. No ano, a indĂºstria acumula alta de 4,7% atĂ© novembro. Em 12 meses, a intensidade de crescimento foi reduzida para 5%. 

A mĂ©dia mĂ³vel trimestral encerrado em novembro ficou em -0,5%. 

“Apesar de acumular, nos 11 meses de 2021, um avanço de 4,7% frente ao mesmo perĂ­odo do ano anterior, a indĂºstria continua a se afastar cada vez mais do patamar prĂ©-pandemia”, destacou o IBGE.

Com mais uma queda, a indĂºstria se encontra 4,3% abaixo do patamar de antes da pandemia, de fevereiro de 2020, e 20,4% abaixo no nĂ­vel recorde registrado em maior de 2011. 

O resultado frustrou as expectativas. A projeĂ§Ă£o de pesquisa da Reuters com economistas era de alta de 0,1% na variaĂ§Ă£o mensal e de queda de 4,2% na base anual.

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O que puxou a queda 

A queda de 0,2% em novembro foi acompanhado por pouco menos da metade (12) dos 26 ramos pesquisados, com destaque para os produtos de borracha e de material plĂ¡stico (-4,8%), que perderam toda a expansĂ£o acumulada (3,5%) nos meses de setembro e outubro, e metalurgia (-3,0%), que acumulou perda de 7,7% em 3 meses.. 

Outras contribuições negativas relevantes vieram de produtos de metal (-2,7%), de bebidas (-2,2%), de coque, produtos derivados do petrĂ³leo e biocombustĂ­veis (-0,6%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-4,5%) e de produtos diversos (-4,5%).

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Foto: IBGE/divulgaĂ§Ă£oÂ