Procuradora-geral recorre ao STF para barrar soltura de Lula

Publicado em: 19/12/2018 Ă s 15:53 | Atualizado em: 19/12/2018 Ă s 16:07
A procuradora-geral da RepĂºblica, Raquel Dodge (foto), informou, na tarde desta quarta-feira (19), que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisĂ£o do ministro Marco AurĂ©lio determinando a soltura dos presos que tiveram a condenaĂ§Ă£o confirmada pela segunda instĂ¢ncia da Justiça.
Em nota, a PGR diz que ainda nĂ£o foi notificada da decisĂ£o, mas avalia as medidas cabĂveis. “Embora ainda nĂ£o tenha sido intimada da decisĂ£o, a procuradora-geral jĂ¡ analisa, juntamente com a equipe, as medidas judiciais cabĂveis. A procuradora-geral destaca que o inĂcio do cumprimento da pena apĂ³s decisões de cortes recursais Ă© compatĂvel com a ConstituiĂ§Ă£o Federal, alĂ©m de garantir efetividade ao Direito Penal e contribuir para o fim da impunidade e para assegurar a credibilidade das instituições, conforme jĂ¡ sustentou no STF”, diz a nota publicada por todas as agĂªncias de notĂcias como a AgĂªncia Brasil.
A liminar do ministro Marco AurĂ©lio pode beneficiar, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao menos 169 mil presos pelo paĂs, entre eles o ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na SuperintendĂªncia da PolĂcia Federal em Curitiba.
Condenado por corrupĂ§Ă£o e lavagem de dinheiro no Ă¢mbito da Lava Jato, no caso do triplex, Lula teve sua condenaĂ§Ă£o confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª RegiĂ£o (TRF-4), segunda instĂ¢ncia da Justiça Federal, com sede em Porto Alegre.
Foto: JosĂ© Cruz/ABr – 29/11/2018