PM amotinada, violĂªncia explode no CearĂ¡: 122 assassinados em quatro dias

Com policiais militares fora de serviço, violĂªncia no CearĂ¡ Ă© mais alta da histĂ³ria

CearĂ¡

Publicado em: 23/02/2020 Ă s 19:38 | Atualizado em: 23/02/2020 Ă s 19:38

O fim de semana no CearĂ¡, atĂ© Ă s 19h deste domingo, jĂ¡ Ă© um dos mais violentos da histĂ³ria do estado. Desde quarta, dia 19, com a PM amotinada, foram registrados 122 assassinatos. Em movimento anterior dos policiais, em 2012, foram 41 homicĂ­dios em um dia.

De acordo com o G1, sĂ³ na sexta-feira, dia 21, foram 37 assassinatos. No dia seguinte, mais 34 tombavam ante a violĂªncia e a falta de policiamento do Estado.

Como resultado dessa escalada, mĂ©dia diĂ¡ria Ă© de 30 mortos. Isso representa, por exemplo, um aumento de 24 assassinados a mais por dia que antes da paralisaĂ§Ă£o dos serviços da PolĂ­cia Militar.

Essa escalada começou quando os amotinados resolveram parar de trabalhar para reivindicar aumento salarial. E o governador do estado, o petista Camilo Santana, se negou a atender o pedido.

Nem mesmo o reforço do ExĂ©rcito na capital desde sexta conteve a escalada de mortes. Por causa disso, mais militares  serĂ£o deslocados para ajudar o governo.

Segundo informações do comando militar, o Exército começa hoje a fazer o papel de polícia nas ruas. E com uso de veículos blindados.

“Os blindados serĂ£o utilizados para garantir a segurança de quem estĂ¡ dentro. SerĂ¡ um reforço no patrulhamento”, disse o ExĂ©rcito.

 

Leia mais

IrmĂ£o de Ciro, Cid Gomes Ă© baleado em protesto de PM no CearĂ¡

 

Policiais cercam hospital para impedir saĂ­da de Cid. Moro Ă© acionado

 

PM ajuda na conta

Como se nĂ£o bastasse, a prĂ³pria PolĂ­cia Militar colabora para aumentar essa. Por exemplo, no sĂ¡bado um soldado matou a tiros um jovem de 21 anos em festa de carnaval em Aracati, no litoral.

Leia mais no G1/CearĂ¡.

 

Foto: ReproduĂ§Ă£o/site Cachorro e Companhia