PGR pede ao STF para investigar o ministro Ricardo Salles

O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo ex-chefe da PF-AM, delegado Alexandre Saraiva

Coaf diz que Salles realizou operação milionária após assumir ministério

Publicado em: 31/05/2021 às 21:16 | Atualizado em: 31/05/2021 às 21:24

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A relatora do caso será a ministra Cármen Lúcia.

O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo ex-chefe da Polícia Federal-AM, delegado Alexandre Saraiva.

A suspeita é de que Salles teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história. Além disso o ministro buscava e defender o interesse de madeireiros ilegais.

À GloboNews, a assessoria de Ricardo Salles enviou a seguinte resposta: “Será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos.”

O vice-procurador-geral, Humberto Jaques de Madeiros assina o documento enviado pela PGR ao Supremo.

No fim do mês passado, Cármen Lúcia enviou à PGR pedidos de apuração apresentados em notícias-crime contra Salles. Portanto, a ministra aponta que os fatos narrados são de “gravidade incontestável”. Por isso, envolvem “tema de significação maior para a vida saudável do planeta, como é a questão ambiental”.

Leia mais no G1

Leia mais

PF aponta fortes indícios que Ricardo Salles está envolvido em corrupção

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil