Pesquisadores revelam superanticorpo que mata variantes do coronavírus
Os cientistas americanos descobriram uma supermolécula de defesa do corpo em indivíduos com covid-19

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/07/2021 às 09:13 | Atualizado em: 18/07/2021 às 09:13
Pesquisadores americanos descobriram um superanticorpo que pode combater as variantes do Sars-CoV-2 e outros coronavírus. Trata-se da supermolécula de defesa do corpo em indivíduos com covid-19.
Sobretudo, os especialistas fizeram coletas sanguíneas e testaram, em laboratório, o desempenho dessas células protetoras. Como informa o Correio Braziliense.
Como resultado, a descoberta foi publicada na revista Nature e pode contribuir para o desenvolvimento de tratamentos e vacinas mais potentes.
O grupo de cientistas é liderado por Tyler Starr, bioquímico e membro do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos.
Simultaneamente, eles disseram que essas variantes carregam mutações no DNA que as fazem mais resistentes ao sistema de defesa do corpo.
“Um anticorpo ideal para combater o novo coronavírus precisa resistir a esse escape viral”, informam os autores do artigo.
Humanos e ratos
Além disso, a molécula de defesa foi eficaz também contra uma série de variantes do vírus da covid-19 em testes feitos com células humanas e ratos.
“Esse é o anticorpo mais interessante que já descrevemos”, enfatiza Starr em uma entrevista à revista Nature.
Leia mais
Especialista em vacinas alerta que ‘variantes podem pôr tudo a perder’
Ação focalizada
Ainda segundo a reportagem, após a realização de um exame minucioso na estrutura molecular do superanticorpo, os especialistas observaram que ele age em uma área do coronavírus que é exposta apenas no momento da infecção.
Por exemplo, quando o vírus se conecta a células humanas. Isso, segundo os cientistas, pode explicar a sua alta eficácia no combate ao vírus, considerando que esse fenômeno não ocorre com outras moléculas.
Leia mais no Correio Braziliense.
Foto: Robson Valverde/SES/SC