Arquivado pedido de soltura de Lula que seria julgado dia 26 no STF

Publicado em: 22/06/2018 Ă s 19:32 | Atualizado em: 22/06/2018 Ă s 19:59
O pedido de liberdade do ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva que seria analisado, na prĂ³xima terça-feira (26), pela Segunda Turma do Supremo Tribunal federal (STF), estĂ¡ cancelado e Lula continuarĂ¡ preso.
O ministro do STF Edson Fachin rejeitou, na noite desta sexta-feira (22), pedido protocolado pela defesa do petista a mais um recurso contra a condenaĂ§Ă£o na OperaĂ§Ă£o Lava Jato.
A decisĂ£o do ministro foi tomada apĂ³s a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª RegiĂ£o (TRF-4), Maria de FĂ¡tima Freitas Labarrère, rejeitar pedido para que a condenaĂ§Ă£o a 12 anos e um mĂªs de prisĂ£o pelos crimes de corrupĂ§Ă£o e lavagem de dinheiro, no caso do trĂplex em GuarujĂ¡ (SP), um dos processos da operaĂ§Ă£o, fosse analisado pela corte.
Na decisĂ£o, Fachin (na foto, com Lula) afirmou que o resultado do julgamento do pedido de admissibilidade do recurso pelo TRF-4 impede o julgamento no STF.
“Com efeito, a modificaĂ§Ă£o do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequĂªncia, a prejudicialidade do pedido defensivo, impede a anĂ¡lise da questĂ£o pelo STF”, decidiu o ministro.
Se a condenaĂ§Ă£o fosse suspensa pela Segunda Turma do STF, como pede inicialmente a defesa, o ex-presidente poderia deixar a prisĂ£o imediatamente e tambĂ©m se candidatar Ă s eleições.
Pedido de urgĂªncia
A defesa do ex-presidente alegou que hĂ¡ urgĂªncia na suspensĂ£o da condenaĂ§Ă£o, porque Lula Ă© prĂ©-candidato Ă PresidĂªncia e tem seus direitos polĂticos cerceados ante a execuĂ§Ă£o da condenaĂ§Ă£o, que nĂ£o Ă© definitiva.
Lula estĂ¡ preso hĂ¡ dois meses, na SuperintendĂªncia da PolĂcia Federal em Curitiba.
A prisĂ£o foi executada com base na decisĂ£o do STF que autorizou prisões apĂ³s o fim dos recursos na Oitava Turma do TRF-4, segunda instĂ¢ncia da Justiça.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/PapoTV