Pandemia do coronavírus fecha fábricas com férias coletivas
A pandemia da doença chegou ao Brasil e começou a paralisar vários setores da economia.

Publicado em: 19/03/2020 às 17:15 | Atualizado em: 19/03/2020 às 17:15
A pandemia do coronavírus desarticula mais um setor da economia. Ao menos 50 mil trabalhadores terão férias coletivas no setor automobilístico. Nesse sentido, fabricantes de veículos já anunciam que vão fechar as fábricas no fim do mês.
As empresas não sabem, ao certo, quando vão retomar as atividades, pois vai depender da situação do país.
As três montadoras que já confirmaram férias coletivas empregam, juntas, quase 50 mil funcionários.
Além de paralisar a produção das suas cinco fábricas brasileiras por tempo indeterminado, a General Motors suspendeu o investimento de R$ 10 bilhões. Segundo a montadora, esse valor estava previsto para o período de 2020 a 2024.
As empresas ficam em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com a General, é preciso reservar caixa para o momento de crise atual provocada pela disseminação do coronavírus.
A filial da GM na Argentina também será fechada. Junto com as unidades do Brasil elas empregam cerca de 19 mil trabalhadores.
Outras montadoras
Nos próximos dias, outras montadoras devem anunciar paradas. Já o grupo Caoa Chery encerrou a produção de motores e demitiu, ontem (18), 59 empregados da unidade de Jacareí (SP). Esse número equivale a 10% da mão de obra local.
A Mercedes-Benz também vai suspender as operações. Suas fábricas estão em São Paulo e Minas Gerais e no centro de distribuição e logística em Campinas (SP). Inicialmente, a parada estava prevista para entre os dias 25 de março e 20 de abril e envolve cerca de 10 mil pessoas.
Na segunda-feira (16), a Volkswagen também anunciou intenção de paralisar as operações a partir do dia 31. Ela tem quatro fábricas em São Paulo e no Paraná. De sorte que, inicialmente, deve parar por apenas dez dias. Ao menos 15 mil pessoas trabalham na marca alemã no Brasil.
Leia mais no Notícias ao Minuto
Foto: Divulgação/GM