Países cancelam anúncio de recursos do Fundo Amazônia na ONU

Política ambiental de Bolsonaro emperra acordo com União Europeia

Publicado em: 16/09/2019 às 11:57 | Atualizado em: 16/09/2019 às 11:57

Em reunião com governadores da Amazônia, embaixadores europeus contaram que tinham um grande anúncio de recursos para fazer durante a assembleia da ONU, mas que está suspenso, aguardando iniciativa do governo brasileiro de querer negociar.

Os diplomatas disseram ainda que empresas privadas também haviam demonstrado interesse em ajudar a região amazônica.

Uma delas seria a Louis Vuitton, que estaria disposta a desembolsar 10 milhões de euros.

Leia mais no site da Unisinos.

 

​Encontro dos governadores

A reunião entre o consórcio dos governadores que fazem parte da Amazônia Legal com as embaixadas da Alemanha, Reino Unido e Noruega aconteceu no dia 13 de agosto, na embaixada da Noruega, em Brasília.

O objetivo do encontro foi entender a situação atual e os desafios enfrentados pelos governadores da região amazônica na área ambiental.

Os governadores também tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e soluções sobre como desenvolver uma economia sustentável que leve em consideração a proteção da floresta. O papel do Fundo Amazônia foi naturalmente abordado pelos governadores.

Segundo a embaixada da Noruega, há o desejo dos governadores em retomar todas as funções do fundo, porém o diálogo sobre o assunto deve continuar entre os doadores e as autoridades federais do Brasil, junto ao Ministério do Meio Ambiente.

“Temos um diálogo respeitoso, mas ainda não há uma solução imediata para as divergências sobre a governança do fundo”, diz a embaixada da Noruega.

O país ainda não possui fundamento jurídico e técnico para realizar a contribuição anual do Fundo Amazônia.

“O Brasil mostrou na última década que é possível diminuir o desmatamento e ao mesmo tempo crescer economicamente. O importante agora é parar o desmatamento ilegal e continuar promovendo o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, completou.

“A Noruega quer contribuir, mas a responsabilidade principal está nas mãos soberanas do Brasil”, finalizou a embaixada.

Fonte: Embaixada da Noruega no Brasil

Leia mais

Wilson Lima propõe criação de novo fundo para proteção da Amazônia  

 

 

Foto: Neil Palmer