País ansioso pelo voto de Fux após ser poupado por Trump como bolsonarista 

Ministro era o único que ainda não havia se manifestado sobre as restrições a Bolsonaro

Fux pede vista do julgamento da desoneração da folha

Publicado em: 19/07/2025 às 12:50 | Atualizado em: 19/07/2025 às 15:00

Quatro dos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram a favor da manutenção das medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

O único que ainda não havia se manifestado era o ministro Luiz Fux. O julgamento, que começou na sexta-feira (18), ocorre no plenário virtual e vai até segunda-feira (21).

O relator do caso, Alexandre de Moraes, foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, este último apenas seguiu o voto do relator, sem apresentar manifestação própria.

As medidas cautelares fazem parte de uma investigação aberta pela Polícia Federal em 11 de julho, após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifas contra produtos brasileiros.

A PF suspeita que Bolsonaro tenha incentivado ações que atentam contra a soberania nacional, ao supostamente buscar apoio de um governo estrangeiro para pressionar instituições brasileiras e interferir em processos judiciais.

Leia mais

STF confirma tornozeleira e todas medidas de Moraes contra Bolsonaro

Em seu voto, Moraes apontou “postagens atentatórias à Soberania Nacional” e possível tentativa de intimidação ao Judiciário.

Dino, por sua vez, afirmou que o caso representa uma forma inédita de coação, com o uso de pressões econômicas como “sequestro da economia” para interferir em decisões judiciais.

Já Cármen Lúcia destacou que as medidas são necessárias para garantir o devido processo legal e a segurança pública.

Leia mais Carta Capital.

Foto: Carlos Moura/SCO/STF