OAB cobra explicações de Bolsonaro por ‘sistema prĂ³prio de informações’
Bolsonaro fez a declaraĂ§Ă£o em reuniĂ£o interministerial de 22 de abril. Pela lei, nenhum presidente pode ter um aparato pessoal, particular, de informaĂ§Ă£o

Publicado em: 24/05/2020 Ă s 08:54 | Atualizado em: 24/05/2020 Ă s 08:54
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, cobrou explicações sobre as afirmações feitas pelo presidente da RepĂºblica, Jair Bolsonaro. Sobretudo de que ele tem um sistema prĂ³prio de informações.
“O presidente deve sĂ©rias explicações Ă naĂ§Ă£o sobre esse sistema paralelo de informações que diz possuir, que aparentemente tem sido usado para vazar investigações em curso sobre sua famĂlia e amigos. o uso da funĂ§Ă£o pĂºblica para interesses particulares fere os princĂpios da impessoalidade e da moralidade”, afirmou Santa Cruz.
As afirmações questionadas pela OAB foram feitas na reuniĂ£o ministerial de 22 de abril. A gravaĂ§Ă£o da reuniĂ£o foi divulgada nesta sexta-feira, dia 22. Esta, portanto, faz parte do inquĂ©rito que apura supostas tentativas de Bolsonaro de interferir na PolĂcia Federal.
Na reuniĂ£o, o presidente nĂ£o explicou ao que se referia quando falou sobre um sistema particular de inteligĂªncia. Bolsonaro disse que nĂ£o iria esperar seus familiares e amigos serem prejudicados. AlĂ©m disso ele afirmou que trocaria alguĂ©m da segurança “na ponta da linha”. Ou, se nĂ£o conseguisse, trocaria o chefe ou o ministro.
“Sistemas de infomações: o meu funciona. o meu particular funciona. os ofi… que tem oficialmente, desinforma. e voltando ao … ao tema: prefiro nĂ£o ter informaĂ§Ă£o do que ser desinformado por sistema de informações que eu tenho”, afirmou Bolsonaro na reuniĂ£o.
Leia mais no G1
Foto: Marcos CorrĂªa/PR
Leia mais
“Moro, tĂ¡ decidido. Valeixo sai”, disse Bolsonaro antes da reuniĂ£o do vĂdeo