Nos EUA, Bolsonaro mente ao defender golpistas presos por 8 de janeiro
Disse que não foi encontrado “um canivete sequer” com os extremistas, o que é falso.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/02/2023 às 06:38 | Atualizado em: 28/02/2023 às 06:38
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu ontem (27) ao sair em defesa dos terroristas do 8 de janeiro. Ele disse nos Estados Unidos, que não foi encontrado “um canivete sequer” com os extremistas. Isso é falso.
Na ocasião, Bolsonaro chamou de “chefes de família, avós”, como informa o Metrópoles.
Nós temos agora, vai completar dois meses, 900 pessoas presas, tratadas como terroristas. Que não foi encontrado, quando foram presos, um canivete sequer com elas. E estão presas. Chefes de família, senhoras, mães, avós, disse Bolsonaro.
Segundo a coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, na verdade, policiais militares, civis e federais apreenderam bem mais do que um canivete nas invasões terroristas das sedes dos Três Poderes.
Por exemplo, a lista inclui machados, machadinhas, facas, canivetes, facões, porretes, estilingues com esferas de aço, gás lacrimogênio, rojões e explosivos.
Dessa maneira, as informações foram formalizadas e enviadas à Justiça.
Além disso, a Procuradoria Geral da República (PGR) afirmou que os golpistas que saquearam o Senado atuaram para ferir os policiais legislativos.
Com isso, arremessando “objetos contundentes como pontas de aço, paus, pontas chumbadas e diversos itens do mobiliário da Casa Legislativa.
Assim como foram apreendidos também itens como um machado cabo de fibra de vidro emborrachado, um canivete preto e uma faca esportiva de camping, caça e selva”.
Ainda de acordo com a publicação, Bolsonaro também propagou informações falsas quando disse que seus apoiadores foram detidos injustamente porque eram “chefes de família”, insinuando que eram pessoas corretas.
Leia mais no Metrópoles.
Leia mais
Terroristas: Bolsonaro chama presos de ‘chefes de família, mães, avós’
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/AgBr