Movimentos no país pedem que Lula vete ‘PL da devastação’ ambiental

Ambientalistas alertam para retrocessos e riscos ambientais

Publicado em: 14/07/2025 às 22:49 | Atualizado em: 14/07/2025 às 22:56

Manifestantes se reuniram no domingo (13) na Avenida Paulista, em São Paulo, contra o projeto de lei que flexibiliza regras de licenciamento ambiental, apelidado por críticos de “PL da Devastação”.

Organizado por coletivos ambientais e movimentos sociais, o ato exibiu uma faixa de 100 metros com os dizeres “Veta, Lula!”, estendida a partir do prédio do MASP.

Durante o protesto, pedestres foram convidados a deixar mensagens contrárias ao PL 2159/21, aprovado pelo Senado em maio. Segundo os organizadores, a faixa será entregue ao presidente no Palácio do Planalto.

Leia mais

Deputados podem aprovar ‘PL da devastação’ e depois tirar férias

O projeto cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental e prevê medidas como a licença por adesão e compromisso, em que empresas autodeclaram regularidade ambiental sem análise prévia.

Defensores afirmam que a proposta desburocratiza processos; já ambientalistas denunciam risco de retrocesso e ameaça à segurança ambiental.

Em junho, sete ex-ministros do Meio Ambiente de diferentes governos assinaram uma carta criticando a proposta. O Ministério do Meio Ambiente também divulgou nota contrária ao texto.

Leia mais no G1.

Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil