Mortes por covid despencam no Amazonas de 3.556 para 670 casos
Os nĂºmeros em comparaĂ§Ă£o se referem a janeiro e a março. No primeiro mĂªs do ano, a crise do oxigĂªnio ajudou a elevar os casos. JĂ¡ em março houve, supostamente, a influĂªncia da vacinaĂ§Ă£o

Publicado em: 02/04/2021 Ă s 16:15 | Atualizado em: 02/04/2021 Ă s 16:15
O nĂºmero de mortes causadas pelo coronavĂrus (covid-19) no Amazonas caiu de 3.556 em janeiro para 670 em março. A diferença representa 80%, na segunda onda da pandemia.
Vale destacar, conforme publicaĂ§Ă£o do G1/Amazonas, que em janeiro o estado sofreu uma grave crise com falta de oxigĂªnio e teve que transferir pacientes para outros estados.Â
Os dados constam no boletim epidemiolĂ³gico da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS-AM) de quinta-feira (1º).
Atualmente, o Amazonas encontra-se na fase laranja, com risco moderado de transmissĂ£o de covid, e registra mais de 12 mil mortes causadas pela doença.
Leia mais:
Governo do Amazonas recebe 98.500 doses de vacina contra a covid-19
Manaus pode sofrer algo pior do que 3ª onda de covid, diz pesquisador
Morre desembargador Djalma Martins da Costa, vĂtima da covid-19
Â
De acordo com o G1, uma das explicações para essa diminuiĂ§Ă£o estĂ¡ no fechamento do comĂ©rcio nĂ£o-essencial no Amazonas, que foi proibido de abrir em 2 de janeiro, por causa da segunda onda, e passou o mĂªs inteiro fechado. As flexibilizações começaram em 22 de fevereiro.
Outro fator que pode explicar essa queda no nĂºmero de mortos Ă© a vacinaĂ§Ă£o, que começou em janeiro com grupos prioritĂ¡rios.
Mas, como o nĂºmero de vacinados ainda nĂ£o Ă© ideal, especialistas alertam que mesmo quem se vacinou deve continuar seguindo os protocolos de distanciamento social.
Leia mais no G1
Foto:Â Herick Pereira/Secom