Minuta do golpe: ex-ministro bolsonarista deve continuar preso, diz PGR a Moraes
PolĂcia Federal revelou que Anderson Torres nĂ£o pretendia se livrar do documento do plano de golpe de Bolsonaro

Publicado em: 27/02/2023 Ă s 20:43 | Atualizado em: 27/02/2023 Ă s 21:22
A Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) se manifestou no Supremo Tribunal Federal (STF) para manter a prisĂ£o preventiva do ex-ministro da Justiça e ex-secretĂ¡rio de Segurança PĂºblica do Distrito Federal Anderson Torres.
Conforme a solicitaĂ§Ă£o, PGR afirmou que Torres tinha ciĂªncia dos riscos dos atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro, em BrasĂlia.
AlĂ©m disso, de acordo com o Ă³rgĂ£o, o ex ministro nĂ£o pretendia jogar fora a “minuta do golpe”.
No inĂcio deste mĂªs, a defesa de Torres tinha pedido para que o STF revogasse a prisĂ£o preventiva decretada contra ele pelo ministro Alexandre de Moraes.
Leia mais
PF acessa dados do celular de Torres que estava perdido
Moraes decretou a prisĂ£o em razĂ£o de indĂcios de omissĂ£o nos atos de vandalismo contra os TrĂªs Poderes.
“Ao sair do paĂs, mesmo ciente de que os atos ocorreriam no dia 8 de janeiro, vislumbra-se que Anderson Gustavo Torres, deliberadamente, ausentou-se do comando e coordenaĂ§Ă£o das estruturas organicamente supervisionadas pela pasta que titularizava, fator que surge como preponderante para os trĂ¡gicos desdobramentos dos fatos em comento”, completou a PGR.
Segundo a PGR, o ex-ministro se “ausentou da responsabilidade que lhe competia, de fiscalizar o seu cumprimento e colocĂ¡-lo em prĂ¡tica, ao deixar o paĂs”.
Em depoimento Ă PF, Torres disse que nĂ£o era de sua responsabilidade o planejamento operacional das ações para controle da manifestaĂ§Ă£o.
Leia mais no G1.
Foto: Wilson Dias/AgĂªncia Brasil