Ministério libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou, até o momento, 2,7 mil leitos de suporte ventilatório pulmonar. Nesta remessa anunciada hoje, dez estados e o DF serão beneficiados. O Amazonas está fora da lista

ministerio, leitos, ventilatorio, pulmonar

Publicado em: 06/05/2021 às 17:04 | Atualizado em: 06/05/2021 às 17:04

O Ministério da Saúde autorizou, nesta quinta-feira (6), mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro confirmado ou com suspeita de covid (coronavírus).

Os recursos atenderão a implantação dessas estruturas no Distrito Federal e em dez estados. O Amazonas está fora da lista.

Leitos de suporte ventilatório são utilizados para pacientes que precisam desse apoio, mas ainda não evoluíram para um quadro grave, conforme reportagem da Agência Brasil.

Nesse caso, os pacientes não são transferidos para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Os leitos foram autorizados para diferentes modalidades de unidades de saúde que realizam atendimento desses pacientes, de hospitais de grande e pequeno portes, pronto-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Leia mais:

Foram contemplados, além do Distrito Federal, os estados do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraíba. No total, serão destinados R$ 4 milhões para esse apoio. 

Até o momento foram autorizados 2,7 mil leitos de suporte ventilatório pulmonar.

A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos.

O governo federal arca com parte das despesas. Agora, o pagamento não é mais antecipado, mas mensal.

Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia