Surgem novas provas do golpe de Bolsonaro no arquivo de Mauro Cid

Polícia Federal recupera mensagens apagadas, reforçando investigações sobre o golpe de 8 de janeiro. Alexandre Ramagem é convocado para prestar depoimento.

Publicado em: 05/11/2024 Ă s 18:31 | Atualizado em: 05/11/2024 Ă s 18:32

A PolĂ­cia Federal (PF) recuperou mensagens apagadas de dispositivos eletrĂ´nicos pertencentes a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Os arquivos recuperados, por meio de um aparelho israelense adquirido pela PF, forneceram novos elementos que estĂ£o fortalecendo as investigações em torno da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e do monitoramento de autoridades brasileiras.

Segundo fontes ligadas ao caso, essas mensagens abriram novas frentes de apuraĂ§Ă£o e contribuĂ­ram para o adiamento da entrega do relatĂ³rio final.

Mauro Cid, figura central em diversas investigações, tornou-se colaborador premiado e, com o avanço das anĂ¡lises dos dispositivos, as autoridades conseguiram cruzar informações que corroboram com as suspeitas sobre o planejamento da insurreiĂ§Ă£o.

Os novos elementos recuperados de seus dispositivos incluem conversas que sugerem que as Forças Armadas poderiam ser acionadas, caso o ex-presidente Bolsonaro autorizasse, indicando um planejamento para a execuĂ§Ă£o de um golpe, algo jĂ¡ investigado em outros momentos das apurações.

Alexandre Ramagem presta novo depoimento

Um dos desdobramentos dessas novas provas envolve o depoimento de Alexandre Ramagem, ex-chefe da AgĂªncia Brasileira de InteligĂªncia (Abin) e deputado federal pelo PL-RJ.

Ele foi convocado para prestar esclarecimentos Ă  PolĂ­cia Federal, em BrasĂ­lia, sobre seu possĂ­vel envolvimento nos casos investigados, especialmente em relaĂ§Ă£o ao monitoramento de autoridades e na estruturaĂ§Ă£o da tentativa de golpe.

Ramagem jĂ¡ foi um aliado de confiança de Bolsonaro, chegando a ser nomeado para chefiar a PF em 2020, nomeaĂ§Ă£o que foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido Ă  sua proximidade com o ex-presidente.

Leia mais

Bolsonaristas querem discutir anistia a golpistas apĂ³s condenaĂ§Ă£o de Bolsonaro

Essa proximidade levanta suspeitas sobre seu papel nas ações investigadas, especialmente em momentos cruciais que antecederam os atos golpistas de 2023.

Tecnologia israelense reforça investigaĂ§Ă£o

O uso de um aparelho israelense de Ăºltima geraĂ§Ă£o foi determinante para a recuperaĂ§Ă£o de mensagens deletadas, nĂ£o apenas nos dispositivos de Cid, mas tambĂ©m em outros aparelhos apreendidos durante as investigações.

Essa tecnologia permitiu Ă  PF obter provas que haviam sido destruĂ­das, oferecendo novos caminhos para a apuraĂ§Ă£o dos fatos.

Essas informações vĂªm robustecer o conjunto probatĂ³rio contra os envolvidos e abriram novas perspectivas para a investigaĂ§Ă£o, sendo mais um passo importante no esclarecimento da tentativa de golpe e no aprofundamento das consequĂªncias desse episĂ³dio para as instituições democrĂ¡ticas brasileiras.

Leia mais no g1

Foto: Lula Marques/ AgĂªncia Brasil