Material radioativo vazou no mar do Rio e empresa tentou esconder

Aproximadamente 90 litros de material radioativo foram parar no mar.

Material radioativo vazou no mar do Rio e empresa tentou esconder

Publicado em: 24/03/2023 às 11:59 | Atualizado em: 24/03/2023 às 12:00

A usina Angra 1, em Angra dos Reis (RJ), deixou vazar material radioativo no mar. Trata-se da Eletronuclear, braço de energia nuclear da Eletrobras.

Dessa forma, a Justiça determinou que empresa divulgue publicamente informações sobre o acidente e as medidas para conter os danos.

Conforme publicação do UOL, em decisão publicada na última quarta (22), a juíza Monica Cravo aceitou o pedido do Ministério Público.

Como resultado, mandou a Eletronuclear fazer uma avaliação completa dos danos em até 30 dias e não oculte ou manipule informações sobre o ocorrido.

Assim, portanto, resíduos radioativos vazaram na Baía de Itaorna em setembro de 2022 durante um processo de manutenção.

Além disso, aproximadamente 90 litros de material radioativo foram parar no mar. Segundo a empresa, o material escapou de dentro de válvulas e, como choveu em seguida, foi carregado até o oceano.

Leia mais no UOL.

Leia mais

Cúpula do PMDB reinava no esquema de propinas de Angra 3

Foto: Angra 1/Eletronuclear/Divulgação