Lula condena incompetência das forças de segurança no DF

Policiais abandonaram barreiras para comprar água de coco. Presidente Lula disse que participação policial não “ficará impune”

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/01/2023 às 19:07 | Atualizado em: 09/01/2023 às 00:37

Durante pronunciamento para decretar intervenção federal no Distrito Federal (DF) neste domingo (8), o presidente Lula da Silva (PT) foi duríssimo ao apontar incompetência das forças de segurança no estado.

Mesmo com a crise instalada na praça dos Três Poderes, a Polícia Militar (PM) continuou permitindo que manifestantes extremistas transitassem livremente pela área, sem nenhum tipo de restrição.

Após bolsonaristas furarem o bloqueio e invadirem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, parte dos policiais foram flagrados abandonando as barreiras para comprar água de coco em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Vídeos que circularam nas redes sociais na tarde de hoje mostram parte deles conversando com os radicais e até registrando com o celular as cenas de ataque.

Políticos foram às redes sociais para criticar o governo do Distrito Federal por não agir firmemente contra os invasores.

O presidente Lula, durante coletiva de imprensa, criticou a polícia por ‘não fazer segurança’ no estado.

“Lamentavelmente, quem tem que fazer a segurança do DF é a polícia do DF, que não fez. Por incompetência e má fé das pessoas que cuidam da segurança do DF”, disse.

“Esses policiais que participaram disso não poderão ficar impunes e não poderão participar da corporação porque não são de confiança da sociedade brasileira”, completou Lula.

Além de condenar a invasão e a promessa de punição dos responsáveis, Lula responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estimular os ataques.

Veja no vídeo um dos momentos da atuação da PM:

Com informações do portal Terra.

Foto: Reprodução/Twitter