Levy Fidelix, ex-candidato a presidente e fundador do PRTB, morre aos 69 anos
Levy Fidelix nunca foi eleito para nenhum cargo eletivo, apesar de ter concorrido em 14 pleitos no total

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 24/04/2021 às 06:26 | Atualizado em: 24/04/2021 às 06:45
O fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, morreu na noite de ontem aos 69 anos de idade.
A morte foi anunciada na madrugada deste sábado em suas redes sociais, assim:
Comunicado de Falecimento.
É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso Líder, Fundador e Presidente Nacional Levy Fidelix, ocorrida nesta data na cidade de São Paulo.
Nosso eterno líder deixa como legado o dinamismo, o bom combate , a criatividade, a honradez, a lisura em suas ações e a fé inabalável, que norteram sua vida pública e privada.
Como um brasileiro notável, nunca se furtou aos grandes debates nacionais e de forma direta contribuiu para uma nação mais justa, defendendo a vida, as liberdades individuais e o equilíbrio entre passado, presente e futuro, em prol do bem comum.
Apesar do texto não informar, a mídia de São Paulo diz que ele morreu em decorrência da Covid-19.
Carreira
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Fidelix iniciou na política em 1986, quando fundou o PL (Partido Liberal) e disputou as eleições para deputado federal por São Paulo.
Como jornalista, atuou nos jornais Correio da Manhã e Última Hora.
Levy Fidelix nunca foi eleito para nenhum cargo eletivo, apesar de ter concorrido em 14 pleitos no total.
Sempre recebeu irrisórias votações.
Entre 1992 e 1994, Fidelix fundou o PRTB para se candidatar à presidência da República, mas acabou com o registro barrado por conta da legislação eleitoral.
Depois, concorreu à Prefeitura de São Paulo, em 1996, quando apresentou pela primeira vez a famosa proposta do Aerotrem — um trem de alta velocidade que, segundo ele, seria a solução para o problema de mobilidade urbana na capital.
Levy Fidelix participou da corrida presidencial nas eleições gerais de 2010 e 2014.
Nessa última, ficou conhecido por suas participações nos debates entre candidatos transmitidos pela TV, que, em vários momentos, renderam declarações polêmicas, principalmente falas de cunho homofóbico.
Também foi o pleito em que teve sua votação mais expressiva, recebendo mais de 440 mil votos, o equivalente a 0,43% dos votos válidos.
.
Foto: Redes sociais