Lava Jato prende ex-ministro LobĂ£o e filho por propina da Odebrecht

Publicado em: 10/09/2019 Ă s 08:56 | Atualizado em: 10/09/2019 Ă s 09:12

O filho do ex-senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison LobĂ£o (foto), MĂ¡rcio LobĂ£o, Ă© alvo de uma mandado de prisĂ£o preventiva na 65ª fase da OperaĂ§Ă£o Lava Jato, deflagrada pela PolĂ­cia Federal (PF), nesta terça-feira, dia 10.

A operaĂ§Ă£o chamada de Galeria,  investiga possĂ­veis crimes de corrupĂ§Ă£o e lavagem de dinheiro decorrentes do pagamento de vantagens indevidas relacionadas a contratos da Transpetro, subsidiĂ¡ria da Petrobras, e Ă  Usina HidroelĂ©trica de Belo Monte, para a construĂ§Ă£o do empreendimento no ParĂ¡.

De acordo com o MinistĂ©rio PĂºblico Federal (MPF), entre 2008 e 2014, o ex-ministro e seu filho solicitaram e receberam propinas dos Grupos Estre e Odebrecht da ordem de 50 milhões de reais. Os atos de lavagem se estenderam atĂ© 2019.

Conforme o MPF, alĂ©m dos crimes de corrupĂ§Ă£o relativos Ă  participaĂ§Ă£o da Odebrecht no contrato de construĂ§Ă£o da usina de Belo Monte, a operaĂ§Ă£o investiga benefĂ­cios em mais de 40 contratos, cujo valor chega a cerca de R$ 1 bilhĂ£o, divididos pelas empresas Estre Ambiental, Pollydutos Montagem e ConstruĂ§Ă£o, ConsĂ³rcio NM Dutos e Estaleiro Rio TietĂª.

Segundo as investigações, as provas indicam que as propinas foram entregues em espĂ©cie em escritĂ³rio advocatĂ­cio ligado Ă  famĂ­lia LobĂ£o, localizado no Rio de Janeiro.

Foram obtidos depoimentos de colaboradores, registros de ligações e reuniões entre os investigados, e registros em sistemas de controle de propinas.

As medidas cautelares cumpridas hoje tambĂ©m objetivam aprofundar possĂ­veis operações de lavagem de dinheiro lideradas por MĂ¡rcio LobĂ£o.

O esquema inclui aquisiĂ§Ă£o e posterior venda de obras de arte com valores sobrevalorizados, simulaĂ§Ă£o de operações de venda de imĂ³vel e movimentaĂ§Ă£o de valores milionĂ¡rios em contas abertas em nome de empresas offshore no exterior.

No período das transações foi possível verificar um aumento em seu patrimônio de mais de R$ 30 milhões.

 

OperaĂ§Ă£o Galeria

O nome da operaĂ§Ă£o remete Ă s transações com obras de arte que teriam sido utilizadas como forma de dar aparĂªncia lĂ­cita aos valores provenientes de vantagens indevidas.

Leia no ParanĂ¡ Portal.

Leia mais

Ex-ministros do PT sĂ£o alvo de nova fase da operaĂ§Ă£o Lava Jato

 

Foto: Marcos Oliveira/AgĂªncia Senado