Inmetro e LaboratĂ³rio Nacional de Metrologia da França fecham parceria
Acordo assinado em Paris, na comemoraĂ§Ă£o dos 150 anos da ConvenĂ§Ă£o do Metro, prevĂª cooperaĂ§Ă£o cientĂfica e industrial.

Publicado em: 20/05/2025 Ă s 06:04 | Atualizado em: 20/05/2025 Ă s 06:04
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio de seu presidente MĂ¡rcio AndrĂ© de Oliveira Brito, e o Laboratoire National de MĂ©trologie et d’Essais (LNE) – o laboratĂ³rio nacional de Metrologia e Ensaios da França – assinaram nesta segunda-feira (19/5) um acordo de cooperaĂ§Ă£o tĂ©cnica.
Dessa forma, o Laboratoire National de Métrologie et d’Essais (LNE) é o Instituto Nacional de Metrologia da França, equivalente ao Inmetro no Brasil.
Sua missĂ£o institucional Ă© garantir a confiabilidade das medições em territĂ³rio francĂªs, apoiar a inovaĂ§Ă£o e a competitividade industrial, alĂ©m de contribuir para polĂticas pĂºblicas nas Ă¡reas de segurança, saĂºde e sustentabilidade.
Assim, a parceria, por meio do Memorando de Entendimento (MoU), prevĂª cooperaĂ§Ă£o cientĂfica e industrial, com foco em pesquisa, inovaĂ§Ă£o e desenvolvimento tecnolĂ³gico
A assinatura ocorreu em Paris, durante a visita da delegaĂ§Ă£o brasileira ao LNE, na semana em que se celebraram os 150 anos da ConvenĂ§Ă£o do Metro.
O novo Memorando de Entendimento, assinado entre Inmetro e LNE, estabelece uma estrutura formal de cooperaĂ§Ă£o cientĂfica e tĂ©cnica nas Ă¡reas de metrologia e ciĂªncias da mediĂ§Ă£o aplicadas Ă quĂmica, fĂsica e engenharia.
ApĂ³s oito anos, o Inmetro renovou a parceria com o instituto francĂªs, reforçando o compromisso com o avanço da metrologia cientĂfica e da inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica.
Leia mais
Inmetro e Eletros: foco na regulaĂ§Ă£o e competitividade do setor eletroeletrĂ´nico
CooperaĂ§Ă£o bilateral
O principal objetivo da missĂ£o foi consolidar a retomada e ampliaĂ§Ă£o da cooperaĂ§Ă£o bilateral em metrologia cientĂfica e industrial.
Entre os principais temas de cooperaĂ§Ă£o estĂ£o:
• – IntercĂ¢mbio de informações tĂ©cnicas e documentos cientĂficos;
• – Projetos de pesquisa cooperativa e produĂ§Ă£o conjunta de dados de referĂªncia;
• – Desenvolvimento e troca de materiais de referĂªncia certificados;
• – Intercomparações de padrões nacionais;
• – CalibraĂ§Ă£o de instrumentos e padrões especĂficos;
• – Programas de visita e intercĂ¢mbio de especialistas;
• – CoorganizaĂ§Ă£o de seminĂ¡rios, treinamentos e workshops.
InteligĂªncia artificial
AlĂ©m da cerimĂ´nia de assinatura, a agenda incluiu reuniĂ£o com a diretoria do LNE, apresentações institucionais e visitas tĂ©cnicas a laboratĂ³rios voltados a Ă¡reas prioritĂ¡rias, como materiais de referĂªncia certificados, inteligĂªncia artificial confiĂ¡vel e tecnologias baseadas em hidrogĂªnio.
A comitiva brasileira foi composta pelo presidente do Inmetro, MĂ¡rcio AndrĂ© Brito, pelo diretor de Metrologia Legal, Marcelo LuĂs Morais e pela coordenadora-geral de ComunicaĂ§Ă£o Social e Relações Institucionais, Alicia Daiana Bentes.
Foto: divulgaĂ§Ă£o