Guedes diz que a crise mundial não abala sua equipe econômica

O ministro da Economia, Paulos Guedes, disse que a equipe econômica está tranquila e que é preciso ter serenidade para enfrentar a crise.

Bancada se reúne hoje com algoz da ZFM

Publicado em: 09/03/2020 às 14:42 | Atualizado em: 09/03/2020 às 14:42

ministro da Economia Paulo Guedes, disse, nesta segunda-feira (9), que a crise mundial do coronavírus não abala sua equipe econômica. Além disso, ele ressaltou a importância da aprovação das reformas estruturais no Congresso Nacional. “Temos que manter a absoluta serenidade”. 

De acordo com a palavras de Paulo Guedes, na publicação do Correio Braziliense, a equipe econômica está “absolutamente tranquila e confiante”. Para ele, o Brasil vai escalar dessa onda global de desaceleração e vai voltar a crescer. 

Guedes falou num dia que começou nervoso nos mercados, com a Bolsa caindo e o dólar subindo. E, nesta trajetória, o medo veio em função da nova crise internacional do petróleo e do coronavírus 

“Estamos absolutamente tranquilos e confiantes de que a democracia brasileira vai reagir transformando essa crise em avanço das reformas, em mais crescimento e mais empregos”, disse Guedes para, em seguida, enfatizar: “E, enquanto o mundo desce, o Brasil vai começar a reaceleração do crescimento”. 

 

Otimismo de Guedes

Guedes alegou que o mundo já estava em desaceleração, antes mesmo das crises do coronavírus e do petróleo. E justificou o cenário: “O coronavírus acelerou a pandemia que acelerou a queda da economia mundial. Já o Brasil está ao contrário”. Para o ministro, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019, apesar de criticado pelo mercado, foi positivo. 

E então Guedes falou para tranquilizar os mercados: “Qual a minha resposta a isso? Temos que manter a absoluta serenidade. E a melhor resposta à crise são as reformas (econômicas)”. 

Leia mais no Correio Braziliense 

 

Foto: Wilson Dias/ABr – 6/fev/2019