Governo abre demissão voluntária e anuncia concurso público para 2018

Publicado em: 30/10/2017 às 19:17 | Atualizado em: 30/10/2017 às 19:18
O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou, nesta segunda-feira (30), que o governo federal voltará a fazer concursos públicos em 2018.
A realização de concursos está suspensa desde 2016 em razão da piora nas contas públicas que, nos últimos anos, têm apresentado rombos superiores a R$ 100 bilhões.
Segundo Dyogo Oliveira, a abertura de vagas, porém, será limitada ao número de servidores que deixarem os cargos.
A estimativa do governo é que a realização de novos concursos gere impacto de R$ 600 milhões em gastos.
“Até o momento não temos definição do que serão esses concursos. Serão muito poucos. Vai ter órgão que vai sair gente, e não vai entrar ninguém. Vai ter órgão que não vai sair ninguém e vai entrar gente. Há lugares em que sobra gente e há lugares em que sobra gente. Vamos distribuir melhor os servidores”, acrescentou o ministro do Planejamento.
Segundo Dyogo Oliveira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) permite que, em “casos excepcionais”, sejam contratados servidores “até o limite das vacâncias”.
Ele não soube dizer, porém, quantas vagas serão abertas em 2018.
O anúncio de que o governo voltará a contratar no ano que vem acontece no mesmo momento em que está aberto o Plano de Demissões Voluntárias (PDV), anunciado como uma forma de o Poder Executivo reduzir os gastos com servidores públicos.
“O PDV é um instrumento de gestão mais do que controle de gastos. De modo que a gente tenha uma gestão mais eficiente do quadro de pessoas. O que não significa uma redução do quadro total”, declarou Dyogo Oliveira.
Fonte: G1
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil