‘Golpe rascunhado’, dizem políticos do decreto de Bolsonaro com Torres
Segundo a Folha, objetivo do decreto era reverter o resultado da eleição, vencida por Lula da Silva

Publicado em: 12/01/2023 às 21:18 | Atualizado em: 12/01/2023 às 21:28
Após o jornal Folha de S.Paulo revelar que a Polícia Federal teria encontrado a minuta de um decreto para intervenção no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na casa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, políticos apontaram para um “golpe rascunhado”.
Políticos aliados do presidente Lula da Silva (PT), vencedor das eleições 2022, repercutiram a notícia nas redes sociais.
Segundo o jornal, objetivo do decreto era reverter o resultado da eleição.
No entanto, tal medida é considerada inconstitucional.
Leia mais
Bolsonaro deixou com Torres decreto para mudar resultado da eleição
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), por exemplo, disse que o golpe foi arquitetado no núcleo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“PF encontrou na casa de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, minuta com proposta para mudar o resultado das eleições!!! O golpe foi arquitetado no núcleo de Bolsonaro!”.
Já o deputado André Janones (Avante-MG) declarou que “o golpe foi rascunhado”.
Deputada do Psol-PA, Vivi Reis, destacou que o “documento encontrado na residência mostra que Bolsonaro pretendia instaurar Estado de defesa no TSE a fim de mudar o resultado da eleição”. Ela pediu “prisão já pra Torres e Bolsonaro!”.
A Deputada Tabata Amaral indagou; “isso é uma prova concreta de tentativa de golpe. Iam rasgar a Constituição para Bolsonaro se perpetuar no poder como o autoritário que nunca escondeu ser?”.
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hofmann ressaltou que “está cada vez mais claro que o plano de Bolsonaro sempre foi dar um golpe de estado, com apoio da sua gangue e dos seus terroristas nas ruas. Isso tem de ser apurado com todas as consequências”.
Leia mais no UOL.
Foto: Marcos Corrêa/Presidência/Rep.