Flávio Bolsonaro é multado em R$ 5 mil por espalhar fake news contra Lula

Senador divulgou em redes sociais vídeo afirmando que presidente falava com demônio

Filho de Bolsonaro, senador tenta esconder dedo da família nos atos terroristas

Publicado em: 09/05/2023 às 18:28 | Atualizado em: 09/05/2023 às 18:28

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral por divulgação de fake news contra o presidente Lula da Silva.

O TSE foi acionado em janeiro de 2022. O senador e o vereador de Cascavel (PR) Rômulo Quintino divulgaram em suas redes sociais que o presidente teria dito a seguinte frase: “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”.

O PT acionou a Justiça Eleitoral argumentando que os dois teriam atuado para disseminar mentira. Isso porque a fala de Lula foi deturpada no vídeo divulgado.

Em parecer contra a punição, a Procuradoria Geral Eleitoral afirmou que a ação do PT não indicou quando de fato as postagens foram divulgadas.

Ao TSE, as defesas de Flávio e do vereador alegaram que as mensagens foram imediatamente retiradas do ar depois que suspeitaram da fraude.

A relatora do caso, Maria Claudia Bucchianeri, rejeitou a ação sob entendimento de que não havia uma relação com as eleições, especialmente pela distância entre o fato e o período eleitoral. O caso foi levado a julgamento no plenário virtual.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abriu divergência e votou para aplicar a multa a Flávio Bolsonaro e Quitino por propaganda eleitoral negativa, com determinação de remoção imediata do conteúdo.

Leia mais na matéria e Márcio Falcão e Fernanda Vivas no G1

Leia mais

Trump é condenado pela Justiça por abuso contra ex-jornalista

Foto: pedro-franca-agencia-senado.