FDA americana aprova vacina da Moderna contra coronavírus
A FDA libera, com esta da Moderna, a segunda vacina a receber aprovação nos Estados Unidos. A primeira foi a da Pfizer

Publicado em: 19/12/2020 às 07:30 | Atualizado em: 19/12/2020 às 00:24
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu, nessa sexta-feira (18) à noite, formalmente, a aprovação para a vacina Moderna. Ela chega como candidata a combater, emergencialmente, o coronavírus (covid). Abre-se, dessa forma, oficialmente, o caminho para a ampla distribuição da tão esperada vacina.
É a segunda vacina anticovid, portanto, a receber tal aprovação nos Estados Unidos, conforme reportagem da Fox News.
Uma semana atrás, na sexta (11), contudo, a FDA concedeu a aprovação de uso de emergência para a vacina da Pfizer e BioNTech.
A distribuição da Moderna para profissionais de saúde e residentes de instituições de longa permanência começou, portanto, esta semana.
A mudança do FDA veio apenas um dia depois que um painel consultivo da agência votou para endossar o produto. Unanimemente, a votação foi de 20 a 0. Um membro do comitê se absteve.
O comitê foi encarregado de votar a seguinte questão: “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, os benefícios da Vacina Moderna covid-19 superam seu risco de uso em indivíduos com 18 anos de idade ou mais?”
A tão esperada reunião incluiu membros do Comitê Consultivo do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. Participaram, também, especialistas externos em vacinas e representantes da Moderna.
Embora significativo, o voto do comitê a favor da autorização de uso de emergência (EUA) não foi final. A votação teve que ir para os funcionários da FDA, como aconteceu na sexta-feira (11) antes que a distribuição generalizada pudesse começar.
Com a aprovação formal da FDA os americanos podem ver um número inicial de 6 milhões de doses distribuídas na próxima semana.
Leia mais na Fox News
Foto: divulgação