Faculdade ilegal paraguaia ‘formou’ 124 doutores e 791 mestres brasileiros
Esses títulos foram validados no Brasil, sem reconhecimento do MEC. PF está no caso.
Publicado em: 05/08/2025 às 09:27 | Atualizado em: 11/08/2025 às 16:13
A Polícia Federal (PF) investiga uma universidade paraguaia que emitiu, de forma irregular, diplomas usados por brasileiros para validar mestrados e doutorados no Brasil.
O Instituto Superior Interamericano de Ciencias Sociales (Isics), que atua com o nome de Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (Fics), não pode oferecer cursos nem emitir diplomas válidos no Paraguai desde 2018. Ainda assim, a Fics encaminhou 917 diplomas à plataforma Carolina Bori, do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de obter o reconhecimento desses títulos no Brasil. Desse total, o MEC aceitou 841 diplomas sem ressalvas.
Entre os títulos deferidos estão 124 doutorados e 791 mestrados. Só 62 pedidos foram negados. A maioria dos reconhecimentos ocorreu em universidades privadas, como a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), que validou sozinha 477 diplomas.
Segundo a PF, a Fics não tem registro no Ministério da Educação e Ciências do Paraguai (MEC-PY) nem no Conselho Nacional de Educação Superior (Cones). Também não possui sede fixa, infraestrutura ou corpo docente próprio. A instituição divulgava os cursos pelas redes sociais, atraindo principalmente estudantes brasileiros.
No Brasil, o reconhecimento de diplomas estrangeiros exige que a instituição esteja regularizada no país de origem. Apesar disso, a plataforma Carolina Bori segue registrando pedidos ligados à Fics, mesmo após a proibição oficial no Paraguai.
A Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) também aparecem com dezenas de deferimentos. Já entre as públicas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) validou 29 títulos integralmente.
A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários enviou a denúncia às instituições, pois suspeita da existência de um esquema internacional de comercialização de diplomas.
Saiba mais sobre o assunto no Extra.
Manifestação da faculdade
Sobre a questão da FICS, abordada em sua matéria https://bncamazonas.com.br/ta_na_midia/faculdade-ilegal-paraguaia-formou-124-doutores-e-791-mestres-brasileiros/), estamos anexando nota que demonstra não haver ilegalidade na emissão dos diplomas. Trata-se de uma adequação de numerosas instituições de ensino do Paraguai à nova legislação de educação do país, já em processo final de solução no Congresso Nacional, com aprovação de lei. Nota anexa detalha tudo isso.
Quanto à investigação da Polícia Federal, a FICS não tem conhecimento do teor dos autos, pois não foi citada. Ao buscar informações na instituição, recebeu a informação de que não está incluída na investigação.
Seguimos à disposição.
Leia mais
Grupo de faculdades no Amazonas é suspeito de vender diplomas
Foto: divulgação
