Sem Fachin, STF tem novo relator para pedido de soltura de Lula

Publicado em: 29/06/2018 às 10:06 | Atualizado em: 29/06/2018 às 10:06
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o relator do novo pedido da defesa do ex-presidente da República Lula da Silva (PT), preso na operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção, em julgamento na segunda instância Justiça.
Por meio de uma reclamação, os advogados questionaram, nesta quinta-feira, a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na corte, de remeter o pedido de liberdade do petista ao plenário, em vez de julgá-lo na Segunda Turma.
Além disso, solicitaram um novo relator, excluindo Fachin, e uma liminar para Lula aguardar em liberdade o julgamento de recursos.
O pedido foi distribuído para Alexandre de Moraes pelo sistema eletrônico de sorteio do STF, que não incluiu Fachin. Em abril, Moraes foi contra o habeas corpus de Lula, em votação no plenário.
A defesa do ex-presidente pede que o relator sorteado conceda a liminar para soltar Lula e, depois disso, a Segunda Turma reconheça que Fachin desrespeitou a competência do colegiado quando remeteu o pedido dele ao plenário, onde o resultado é menos favorável ao petista.
A notícia é de O Globo.
Foto: SCO/STF