Facebook desativa perfis falsos de assessores da famĂ­lia Bolsonaro

Os perfis eram monitorados por um grupo de assessores ligados a diversos polĂ­ticos, inclusive filhos do presidente Jair Bolsonaro

Publicado em: 03/08/2020 Ă s 16:20 | Atualizado em: 03/08/2020 Ă s 16:20

O Facebook desativou, no dia 8 de julho, diversas pĂ¡ginas disseminadoras de fake news ligadas ao presidente Jair Bolsonaro e a polĂ­ticos do PSL. Em suma, os perfis eram monitorados por um grupo de assessores ligados a diversos polĂ­ticos. AlĂ©m disso eles sĂ£o acusados de manipular o debate na internet.

O Facebook anunciou a derrubada das contas por “comportamento inautĂªntico coordenado”. Conforme explicaĂ§Ă£o da empresa, o esquema mantinha dezenas de perfis. Estes, portanto, somavam em torno de 2 milhões de seguidores nas redes sociais Facebook e Instagram.

Segundo reportagem da rede Globo, as investigações feitas pelo Facebook chegaram a funcionĂ¡rios comissionados de polĂ­ticos. Sobretudo, como um dos assessores especiais do presidente Jair Bolsonaro, que trabalha no PalĂ¡cio do Planalto, TĂ©rcio Tomaz.

O servidor recebe um salĂ¡rio em torno de R$ 13 mil e mantinha duas contas chamadas “Bolsonaro News” alĂ©m do seu perfil pessoal.

Assessores dos filhos de Bolsonaro

Dois assessores ligados ao filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), tambĂ©m faziam parte do esquema. Entre eles estĂ£o, Eduardo GuimarĂ£es, que jĂ¡ havia sido citado pela CPI das Fake News por ter utilizado computador da CĂ¢mara dos Deputados para criar a conta “Bolsofeios”. AlĂ©m dele estĂ¡ o assessor Paulo Eduardo Lopes, que se apresenta como Paulo Chuchu. Este, portanto, mantinha seis das contas derrubadas pela empresa, trĂªs delas: a The Brazilian Post, The Brazilian Post ABC e NotĂ­cias SĂ£o Bernardo do Campo, tentavam se passar redações jornalĂ­sticas.

O assessor da deputada estadual Alana Barros, do PSL do Rio de Janeiro,  Leonardo Rodrigues de Barros mantinha pelo menos oito contas falsas. Dessa maneira, ele recebia R$ 6 mil.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a gravar um vĂ­deo para uma dessas pĂ¡ginas, segundo a reportagem da rede Globo.

Algumas das postagens feitas nestas pĂ¡ginas eram compartilhadas pela noiva de Leonardo, Vanessa Navarro. Ela Ă© assessora do deputado estadual Anderson Moraes do PSL.

Segundo a investigaĂ§Ă£o, sete pĂ¡ginas ligadas a assessora foram desativadas.

Leia mais em Congresso em Foco

 

 

 

Foto: Marcello Casal Jr/AgĂªncia Brasil

 

 

 

Leia mais

Facebook diz que bloqueou contas de bolsonaristas no exterior