EUA mantêm compra de 95 toneladas de mel do Brasil apesar de Trump

Exportadores querem negociar com clientes se ameaça da tarifação de 50% for verdadeira.

EUA mantêm compra de 95 toneladas de mel do Brasil apesar de Trump

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/07/2025 às 09:52 | Atualizado em: 15/07/2025 às 09:53

Os Estados Unidos (EUA) mantêm a compra de 95 toneladas de mel orgânico produzido no Piauí foi embarcado na noite de domingo (13), apesar da ameaça de uma tarifa de 50% imposta pelo presidente americano, Donald Trump.

De acordo com publicação do ICL Notícias, a informação foi confirmada pela Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), responsável pela produção.

A reportagem destaca que a remessa deveria ter seguido viagem na última sexta-feira (11), mas os compradores americanos pediram a suspensão do envio.

É que eles temiam que a carga chegasse aos Estados Unidos já sob a nova taxação, anunciada para entrar em vigor no início de agosto.

Dessa forma, os contêineres estavam prontos no Porto do Pecém, no Ceará, a mais de 500 km de distância da sede da cooperativa, localizada em Picos, no interior do Piauí.

“Trabalhamos com esses clientes há mais de 15 anos e fomos pegos de surpresa com a decisão de interromper o envio. Felizmente, após nosso apelo, eles voltaram atrás e liberaram o embarque”, afirmou Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis.

Enquanto isso, outra carga, com mais de 500 toneladas de mel, permanecia retida no porto até a noite de domingo (13). O destino da remessa ainda está sendo apurado.

Portanto, apesar da suspensão temporária do envio, os contratos firmados com os importadores continuam válidos, segundo Sitônio.

A previsão é de que outras mil toneladas de mel sejam exportadas até o fim do ano, somando-se às mil toneladas já comercializadas entre janeiro e junho.

“O cancelamento foi apenas do embarque, não dos negócios. Temos contratos ativos até dezembro e estamos apenas na metade desses compromissos”,

afirmou o presidente da cooperativa.

Em suma, os Estados Unidos são o maior destino do mel brasileiro, absorvendo cerca de 80% da produção nacional.

Leia mais no ICL Notícias.

Leia mais

Mel de jandaíra do Amazonas é escolhido o melhor do Brasil

Foto: Maria Eugênia Ribeiro/Portal Embrapa